Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Sociedade Goiana de Pediatria oferece curso gratuito de primeiros socorros

(Reprodução SGP)
A chegada do mês de julho e do momento de recesso das escolas trazem às famílias com crianças e adolescentes um alerta sobre o aumento dos acidentes domésticos. É que nessa época do ano o número desses eventos cresce cerca de 25%, segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Para ensinar a lidar com situações dessa natureza, a SGP (Sociedade Goiana de Pediatria) oferece gratuitamente uma série de aulas sobre primeiros socorros. O treinamento é direcionado a profissionais da educação e ao público em geral. 

Intitulado SGP na Escola, a iniciativa inédita em Goiás tem o objetivo de levar informações sobre saúde infantil à população. Todo o conteúdo dos cursos foi gravado por profissionais da pediatria e está disponível em 16 aulas, com duração de 20 minutos cada. Dentro da grade, além de tópicos direcionados especificamente ao manejo das crianças em situações de queda, engasgo e reação alérgica, existem também temas como negligência infantil, combate ao bullying, dificuldades escolares e transtornos do desenvolvimento. Para se inscrever, basta acessar www.sbp.com.br/filiada/goias/, e clicar no banner com o nome da campanha SGP na Escola.

“Essa é uma fonte riquíssima de informação para toda a sociedade. Pais e responsáveis por crianças e adolescentes fazem bem em saber como lidar com situações específicas, principalmente agora em período de férias, quando a casa fica mais movimentada e os riscos de acidentes domésticos aumentam”, comenta a presidente da SGP, Valéria Granieri. 

Evitando acidentes

Dados da ONG Criança Segura apontam que 38% das mortes por acidentes domésticos acontecem durante as férias escolares. Diante do cenário, a recomendação dos especialistas é manter a casa em bom estado de conservação, além de supervisão constante. Veja outras dicas da SGP:

  • Não deixe as crianças sozinhas;
  • Evite disponibilizar sapatos que facilitem quedas;
  • Mantenha boa iluminação nos ambientes;
  • Evite tapetes soltos ao chão. Se possível, retire-os do ambiente. Se não for possível, fixe-os;
  • Degraus devem ter revestimento antiderrapante;
  • Luminárias, brinquedos, sapatos e outros objetos devem ficar fora do local de passagem;
  • Supervisione as brincadeiras. 

Comentários