Goiás investe em segurança pública com rede de videomonitoramento guiada por inteligência artificial
Goiás acaba de ganhar um reforço na segurança pública. Isso
porque uma parceria do Estado com as empresas Paladium e L8 irá
contemplar a implantação e a operação do sistema de
videomonitoramento com inteligência artificial. Ao todo, serão
fornecidas 564 câmeras, além de quatro Centros de Inteligência,
Comando e Controle para a Região Metropolitana do Entorno do
Distrito Federal, a Região da 44, em Goiânia, e a cidade de Goiás.
F: L8
“Esse é um sistema que oferece às autoridades do estado informações em tempo real para decisões mais rápidas e efetivas. É tecnologia de ponta trabalhando como extensão da segurança pública, com ganhos diretos para a proteção e o bem-estar da população e fortalecendo o desenvolvimento regional”, afirma Leandro Kuhn, CEO da L8 .
O contrato foi firmado após pregão eletrônico e terá duração de 60 meses, com possibilidade de prorrogação. Além das câmeras, estão sendo fornecidas soluções tecnológicas que permitem reconhecimento facial, identificação de veículos, registro de velocidade, integração com bancos de dados públicos e conexão com outras câmeras já existentes.
“Toda a operação segue os mais elevados padrões de segurança da informação e conformidade com a legislação nacional, e nosso objetivo é garantir o respeito à privacidade e aos direitos do cidadão, que permanece no centro do projeto. O sistema foi desenvolvido para que o Estado tenha governança completa sobre os dados e sobre cada etapa da operação”, explica Kuhn.
Na prática, o Estado de Goiás é o controlador dos dados e, como contrapartida, a L8 + Paladim asseguram a proteção integral das informações e a operacionalidade contínua do sistema durante toda a vigência do contrato. A empresa também será responsável por manutenção preventiva e corretiva, suporte técnico remoto e presencial e capacitação das equipes de segurança que utilizarão a tecnologia no dia a dia.
A expectativa é que a rede de videomonitoramento fortaleça o combate a crimes patrimoniais e a localização de veículos e suspeitos procurados, contribuindo para investigações mais ágeis e para a atuação estratégica das forças policiais nas regiões atendidas. “Estamos falando de tecnologia de ponta atuando em prol da segurança pública. temos certeza que será um avanço para o estado e, principalmente, para o povo goiano”, finaliza Kuhn.
Comentários
Postar um comentário