Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Espetinho e frango com pequi e guariroba são declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Gastronomia de Goiânia

Unanimidade reconhecida (F: Divulgação)
Unanimidade entre os goianos, o tradicional espetinho de fim de tarde pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Gastronomia de Goiânia. É o que prevê projeto aprovado pela Câmara Municipal da Capital na última semana. O mesmo valo para outra preferência regional: o frango com pequi e guariroba.

Autor das propostas, o vereador Sandes Júnior (PP) afirma que “receitas regionais são conhecidas e valorizadas por compor hábitos alimentares nativos, sendo elaboradas com ingredientes disponíveis na região e preparadas com técnicas transmitidas de geração em geração”.

Ainda segundo o parlamentar, o registro de identidades gastronômicas torna bens de natureza imaterial acessíveis a futuras gerações. "É importante transmitir o legado que contemple interação entre cultura e alimentação, relacionando história com imigração e com adaptações em hábitos alimentares do povo brasileiro."

“O goianiense ama espetinho – seja de carne, de queijo, de frango ou suíno – cada um com sua preferência; tem para todo lado em Goiânia; Já o franguinho ao molho com pequi e guariroba, a famosa ‘gueroba’, é comida certa na mesa do goianiense, principalmente aos domingos com a família reunida”, conclui Sandes Júnior.

Os projetos seguem para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Comentários