23ª Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para Laboratório de Roteiros Audiovisuais – Ficção e Documentário

Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Roteiros Audiovisuais da  23ª Goiânia Mostra Curtas , festival nacional de curtas-metragens, que será realizado entre 7 e 12 de outubro de 2025, no Teatro Goiânia. Poderão participar do Laboratório roteiristas, diretoras/es, estudantes, profissionais de audiovisual que residam no estado de Goiás. As inscrições podem ser feitas gratuitamente a partir desta quarta-feira,  25 de junho , até o dia  14 de julho  às 23:59 (horário de Brasília), pelo site oficial do festival  www. goianiamostracurtas.com.br .  Se rão ofertadas seis vagas ao todo, sendo três para cada um dos laboratórios oferecidos: Roteiro de ficção (curta ou longa-metragem) e Roteiro de documentário (curta ou longa-metragem). O   Laboratório de Roteiros Audiovisuais – Ficção   da 23ª Goiânia Mostra Curtas oferece consultoria individual para três projetos de curta ou longa-metragem em fase inicial de desenvolvimento. Cada projeto selecion...

Espetinho e frango com pequi e guariroba são declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Gastronomia de Goiânia

Unanimidade reconhecida (F: Divulgação)
Unanimidade entre os goianos, o tradicional espetinho de fim de tarde pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Gastronomia de Goiânia. É o que prevê projeto aprovado pela Câmara Municipal da Capital na última semana. O mesmo valo para outra preferência regional: o frango com pequi e guariroba.

Autor das propostas, o vereador Sandes Júnior (PP) afirma que “receitas regionais são conhecidas e valorizadas por compor hábitos alimentares nativos, sendo elaboradas com ingredientes disponíveis na região e preparadas com técnicas transmitidas de geração em geração”.

Ainda segundo o parlamentar, o registro de identidades gastronômicas torna bens de natureza imaterial acessíveis a futuras gerações. "É importante transmitir o legado que contemple interação entre cultura e alimentação, relacionando história com imigração e com adaptações em hábitos alimentares do povo brasileiro."

“O goianiense ama espetinho – seja de carne, de queijo, de frango ou suíno – cada um com sua preferência; tem para todo lado em Goiânia; Já o franguinho ao molho com pequi e guariroba, a famosa ‘gueroba’, é comida certa na mesa do goianiense, principalmente aos domingos com a família reunida”, conclui Sandes Júnior.

Os projetos seguem para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

Comentários