Goiás implementa identificação neonatal e lança Selo Maternidade Segura

A partir deste mês, dez maternidades estaduais começarão a operar o Projeto de Identificação Neonatal Goiás, utilizando tecnologia biométrica para registrar a identidade de recém-nascidos e suas mães logo após o nascimento, ainda no centro cirúrgico, no pré-parto ou no centro de parto normal. A iniciativa, desenvolvida pela Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás (SIH/PCGO) em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), visa prevenir trocas, sequestros e fraudes, além de resguardar os direitos das famílias desde o nascimento dos seus filhos. Foto: Divulgação Infant.id "A parceria entre a SES-GO e a Polícia Civil de Goiás demonstra como a integração entre órgãos pode gerar soluções eficazes para a sociedade. Com o Projeto de Identificação Neonatal, estamos eliminando riscos de trocas e fraudes, oferecendo tranquilidade às famílias e garantindo que cada criança tenha sua identidade protegida desde o nascimento. É cidadania que começa...

Conab entrega mais de 19 toneladas de alimentos em parceria com cooperativas de produtores de mandioca

F: Freepik
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores de Polvilho e Derivados da Mandioca da Região do Cará (COOPERABS) realizaram, nesta terça-feira (21), a entrega de pouco mais de 19 toneladas de alimentos para o Sesc Mesa Brasil, um Banco de Alimentos que beneficia mais de 400 entidades socioassistenciais em todo o estado de Goiás.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), foi viabilizada por uma emenda parlamentar de R$ 300 mil, do deputado federal Adriano do Baldy.

No dia 8 de novembro está prevista a entrega de outras 1,5 t de polvilho e 1,5 t de farinha de mandioca para a Associação de Apoio à Saúde do Idoso, Pessoas com Deficiência e Comunidade Carente de Santo Antônio do Descoberto.

O PAA é operacionalizado pela Conab e permite a aquisição de produtos da agricultura familiar e o seu repasse imediato às instituições de assistência social. Na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), utilizada nesta ação, a Conab compra os alimentos das cooperativas e associações e realiza a doação às entidades cadastradas.

Em Goiás, a Conab coordena a execução do PAA e outras políticas de apoio ao agricultor. A Companhia atua na intermediação entre produtores e instituições sociais, garantindo o escoamento da produção e o destino de alimentos em situação de vulnerabilidade.

As entregas em Goiânia e Santo Antônio do Descoberto integram esse conjunto de ações que envolve o trabalho conjunto entre governo federal, parlamentares, cooperativas e entidades da rede socioassistencial.

Comentários