Goiás implementa identificação neonatal e lança Selo Maternidade Segura

A partir deste mês, dez maternidades estaduais começarão a operar o Projeto de Identificação Neonatal Goiás, utilizando tecnologia biométrica para registrar a identidade de recém-nascidos e suas mães logo após o nascimento, ainda no centro cirúrgico, no pré-parto ou no centro de parto normal. A iniciativa, desenvolvida pela Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás (SIH/PCGO) em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), visa prevenir trocas, sequestros e fraudes, além de resguardar os direitos das famílias desde o nascimento dos seus filhos. Foto: Divulgação Infant.id "A parceria entre a SES-GO e a Polícia Civil de Goiás demonstra como a integração entre órgãos pode gerar soluções eficazes para a sociedade. Com o Projeto de Identificação Neonatal, estamos eliminando riscos de trocas e fraudes, oferecendo tranquilidade às famílias e garantindo que cada criança tenha sua identidade protegida desde o nascimento. É cidadania que começa...

Inscrições Abertas para o Curso: Política da Memória – Arquivos, Imagens e Narrativas Negras

A 23ª Goiânia Mostra Curtas está com inscrições abertas de 29 de julho até 18 de agosto para o curso Política da Memória – Arquivos, Imagens e Narrativas Negras, ministrado pela premiada Safira Moreira, fotógrafa, diretora e roteirista. O curso será realizado durante três dias na Vila Cultural Cora Coralina, durante o festival. 

Sobre o Curso:

Como narrar a partir dos restos e rastros da história? Quais imagens estruturam a paisagem da nossa lembrança? Neste curso, a diretora e fotógrafa Safira Moreira aborda essas questões por meio de sua prática artística, influenciada pela “política da memória” proposta pelo cineasta John Akomfrah. Através de seu trabalho com arquivos fotográficos de mulheres negras, Safira constrói pontes entre o passado e o presente, oferecendo uma reflexão crítica sobre as representações e os modos de olhar (e ver) que moldam nossas narrativas. 

 

O participante será convidado a criar um curta-metragem a partir de seus arquivos pessoais. O público-alvo do curso são: Roteiristas, diretores, estudantes de audiovisual, artistas visuais e pessoas com interesse nestas áreas.


Inscrições gratuitas pelo site www.goianiamostracurtas.com.br

 

Sobre a Instrutora:

Safira Moreira (Salvador, 1991) é fotógrafa, diretora e roteirista. Seu primeiro longa-metragem, Cais (2025), venceu o Olhar de Cinema (Melhor Filme – Júri Oficial, Público e Crítica ABRACCINE) e foi exibido em festivais como Guadalajara (México) e BlackStar (EUA), financiado pelo Sundance Documentary Fund, RUMOS Itaú Cultural e Fundo Avon.

 

Dirigiu o curta Travessia (2017), premiado em diversos festivais e exibido na abertura do Festival de Rotterdam. Em 2022, dirigiu o curta Alágbedé, exibido no festival É Tudo Verdade, e Da Pele Prata, lançado este ano no Panorama Coisa de Cinema. Sua obra investiga memória, ancestralidade, tempo e sonho. Formou-se em Cinema na Escola Darcy Ribeiro e em Artes Visuais no Parque Lage (RJ).

Comentários