Goiás receberá médicos do programa Agora Tem Especialistas em setembro

F: Rafael Nascimento/MS O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos que vão atuar em todo o país pelo programa  Agora Tem Especialistas . Distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, eles serão destinados a regiões onde há falta desses profissionais. Para o Centro-Oeste, serão destinados 24 profissionais. Todas as quatro unidades federativas da região serão contempladas. Goiás receberá 18 médicos, com destaque para os munícipios de Luziânia (3), Hidrolândia (2), Iporá (2) e Senador Canedo (2). As seguintes cidades receberão um médico, cada: Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Rio Verde, Piranhas, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Crixás, Silvânia e Itaberai. Já para Mato Grosso serão destinados 3 profissionais; Distrito Federal, 2; e Mato Grosso do Sul, 1.   Do total de médicos selecionados, 67% vão reforçar o atendimento no interior do Brasil em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Assim, am...

Filmes selecionados para 23ª Goiânia Mostra Curtas

Cena de Desta Terra Viverei (Divulgação)
A 23ª Goiânia Mostra Curtas selecionou 78 filmes para as quatro mostras competitivas: Curta Mostra Brasil (42), Curta Mostra Goiás (11), Curta Mostra Origens (20) e 22ª Mostrinha (5). 

Confira a lista aqui.

São 42 curtas de ficção, 5 animações, 19 documentários e 12 experimental, sendo produções de 25 estados brasileiros e Distrito Federal. Além dessas, a Mostra Especial, não competitiva, somará 9 filmes, que serão divulgados posteriormente. No total 87 filmes poderão ser assistidos pelo público gratuitamente de 7 a 12 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia-Goiás.

 

A 23ª Goiânia Mostra Curtas recebeu um número expressivo de inscrições este ano, demonstrando a vitalidade e a diversidade do cinema brasileiro. De acordo com a diretora-geral, Maria Abdalla, os curtas-metragens atuais estão abordando questões políticas e sociais de forma potente e inovadora, oferecendo novas perspectivas e vozes.

 

"Os curtas-metragens hoje navegam em outras narrativas, com uma forte potência para discutir questões políticas e sociais. Essa edição mostra como o formato continua fundamental para erguer vozes a novas perspectivas", destaca Maria Abdalla.

 

A diretora-geral também enfatizou a importância da participação de cineastas de quase todo o Brasil, revelando uma grande força para alavancar a produção audiovisual brasileira. "A 23ª Goiânia Mostra Curtas se apresenta como um espaço de reforço à continuidade da produção de curtas-metragens, assim como discute sua importância no Brasil, e de como este formato é fundamental para representar o cinema brasileiro no exterior", pontua.

 

Maria Abdalla agradeceu a participação significativa dos cineastas e parabenizou todos os que tiveram seus filmes selecionados para a mostra. Com essa edição, a Goiânia Mostra Curtas reafirma sua posição como um importante evento para o cinema brasileiro, promovendo a diversidade e a inovação no setor audiovisual.

 

Ao todo, foram inscritas 665 produções de ficção, 365 documentários, 139 experimentais e 112 animações, somando um total de 1.281 inscrições de filmes. As maiores participações foram São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais. Não houve inscrições apenas do Amapá.

Comentários