Goiás reduz insegurança alimentar em 24,6% e se consolida entre os estados com melhores índices do país, segundo IBGE

F: Divulgação Goiás é hoje um dos estados com menor número de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil. A constatação vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). De acordo com o levantamento, divulgado em outubro, a insegurança alimentar no estado caiu 24,6% em 2024, resultado que coloca Goiás entre os cinco estados com melhor desempenho do país. Atualmente, mais de 2,3 milhões de famílias goianas vivem em segurança alimentar, com acesso regular a refeições adequadas e de qualidade. O número representa um avanço de 10,1% em relação a 2023, consolidando uma tendência de melhora em todos os níveis de severidade da insegurança alimentar. A pesquisa também aponta que Goiás alcançou a segunda maior queda do Brasil no número de domicílios com insegurança alimentar grave, passando de 102 mil para 65 mil lares. O número representa uma redução de 36,3%, muito superior à média nacio...

Goiânia recebe o maior Congresso de Alergia e Imunologia do Brasil

Entre os dias 13 e 16 de novembro, a cidade de Goiânia será a casa de 200 palestrantes nacionais e internacionais que estarão presentes no 52º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, evento promovido pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Este ano, o tema central do Congresso é “O Impacto do Meio Ambiente nas Doenças Alérgicas e Imunológicas”. Para a presidente da ASBAI, Fátima Rodrigues Fernandes, as mudanças ambientais, a poluição atmosférica, as alterações climáticas, a perda da biodiversidade e a urbanização acelerada vêm influenciando decisivamente o perfil epidemiológico das doenças alérgicas.

“Nossa missão neste Congresso será de refletir, debater e propor caminhos científicos e assistenciais que nos ajudem a mitigar esses impactos e proteger nossos pacientes com base em evidências, inovação e responsabilidade socioambiental”, enfatiza a presidente da ASBAI.

Entidades globais da especialidade já confirmaram presença no 52º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, entre elas World Allergy Organization (WAO), American Academy of Allergy, Asthma & Immunology (AAAAI), European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI), Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología(SLAAI) e Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). Para Fátima Fernandes, “essa pluralidade de vozes é o que enriquece nosso congresso e fortalece a atuação conjunta frente aos desafios globais da saúde”.

Na grade científica do evento temas como Novas abordagens em imunoterapia sublingual e subcutânea. Avanços terapêuticos da dermatite atópica grave, Ultraprocessados e alergia alimentar, Resultados da Pesquisa Anafilaxia no Brasil. Conheça a grade científica completa aqui.

Serviço:

52º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Data: 13 a 16 de novembro

Local: Centro de Convenções de Goiânia – Rua 4, 1400 - St. Central, Goiânia – GO

Inscrição: congressoalergiaasbai.com.br/alergia2025

Comentários