Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

Flamboyant Shopping promove Semana do Meio Ambiente com imersão em sustentabilidade

Horta comunitária (F: Nelson Pacheco)
O Flamboyant Shopping desenvolveu uma programação especial em comemoração à Semana do Meio Ambiente, de 2 a 6 de junho. A programação de 2025 é diversificada e chega com o objetivo de envolver e engajar colaboradores, parceiros e lojistas em iniciativas que apontem um futuro mais verde.

"A programação é um marco em nosso calendário de eventos internos e reflete o compromisso contínuo do Grupo Flamboyant com a sustentabilidade ao envolver diretamente mais de 500 profissionais. É um momento que dedicamos a semear o conhecimento e incentivar a adoção de práticas mais conscientes, fortalecendo nossa cultura de responsabilidade ambiental. É também oportunidade para apresentar bons projetos realizados mercado, sendo que em 2025, elegemos como parceiros a Saneago, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Copel, Prestserv Equatorial e Ambiente Consultoria", afirma Roberto Lourenço, gerente de operações do Flamboyant Shopping.

A programação da Semana do Meio Ambiente tem início hoje, 2 de junho, com a palestra "Águas para o futuro: proteção e recuperação dos mananciais de abastecimento de Goiás", ministrada por Rafael Paiva, da Gerência de Apoio à Conservação de Mananciais da Saneago. Também neste dia, em parceria com a Saneago e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), os colaboradores participarão da oficina "Conexão Natureza – um olhar para a sustentabilidade". Realizada na Horta Eco Flamboyant, a atividade prática será conduzida pelo Núcleo de Educação Ambiental da Saneago. Os participantes receberão kits e brindes, como camisetas e mochilas, além de acesso à vivência da gestão ambiental por meio de coleta de amostras e análises laboratoriais da água, com identificação de bioindicadores que sinalizam fontes de poluição e conduzem a uma reflexão sobre a importância vital da água.

Outra iniciativa ocorre nos dias 2 e 3 de junho, com a exposição "Para onde vai e o que é feito com os resíduos do shopping?". Também direcionada a colaboradores, irá destacar o trabalho de reaproveitamento realizado em parceria com a Copel e a Prestserv, inspirando sobre a importância da destinação correta de resíduos recicláveis.

Ainda na pauta da gestão de resíduos, os colaboradores serão estimulados a analisar a relevância de um coletor de cápsulas de café e, no dia 4 de junho, receberão informações sobre a troca de lâmpadas, em parceria com a Equatorial. Neste mesmo dia, será realizada a oficina "DIY: Faça seu artesanato reutilizando resíduos que iriam ser descartados", conduzida por Gabrielly Victoria, graduanda em Engenharia Ambiental e estagiária do departamento de gestão de resíduos do Flamboyant Shopping. Para encerrar a semana, no dia 6 de junho, a bióloga Maria Cristina Franco, da Ambiente Consultoria, conduzirá uma roda de conversa sobre a temática "Gestão de resíduos, economia circular e redução de plásticos".

A dedicação à sustentabilidade pelo grupo é evidenciada ainda pela Horta Comunitária, localizada em uma laje na administração do Grupo Flamboyant. Neste espaço, todo o cultivo de hortaliças, condimentos e árvores frutíferas é 100% orgânico, utilizando o adubo natural produzido pelo empreendimento através do processo de compostagem. A horta concentra o cultivo de alface, couve, rúcula, tomate, hortelã, manjericão, alecrim, erva doce, jabuticaba, amora, acerola e outras espécies, consolidando o Flamboyant Shopping como um polo de inovação e responsabilidade ambiental.

Comentários