Fabrício Rosa reforça pedido a delegado-geral para que Humberto Teófilo se torne alvo de PAD por crime de homofobia e por usar a estrutura da Polícia Civil para fins eleitorais

Foto: Gustavo Mendes O vereador Fabrício Rosa (PT) encaminhou na última sexta-feira (13/5) um novo ofício ao delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), André Gustavo Corteze Ganga, para reforçar o pedido feito em novembro de 2024 de abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o delegado Humberto Teófilo, que atua na Central-Geral de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão (CGFPAC), em Goiânia.  De acordo com o parlamentar, Teófilo é suspeito de violação ao princípio constitucional da impessoalidade, de instrumentalizar a PC-GO para fins eleitorais, da prática do crime de homofobia e por violações à Portaria nº 212/2019 da Polícia Civil e à Portaria Normativa 02/2020 da Direção-Geral da corporação.  “Os abusos cometidos pelo delegado Humberto Teófilo seguem se intensificando, com total impunidade por parte da Polícia Civil do Estado de Goiás, conforme dão conta as notas de desagravo aprovadas pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do ...

Cuba quer ampliar a cooperação com o Brasil na área de CT&I

(F: Luara Baggi/Ascom-MCTI)
Estreitar a cooperação entre Brasil e Cuba. Este foi o objetivo da visita da comitiva cubana, liderada pela vice-presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular e do Conselho de Estado de Cuba, deputada Ana Maria Mari Machado, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), nesta segunda-feira, 02 de junho. 

A ministra Luciana Santos recebeu a deputada cubana e destacou a parceria na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e recordou a visita que fez junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agenda oficial a Cuba, durante a Cúpula do G77+ China, em 2023.
 

“Na ocasião, anunciei com a então ministra Elba Rosa Pérez, a reativação do Comitê Gestor de Ciência, Tecnologia e Inovação, que aprovou um plano de ação nos temas de biotecnologia, biorrefinarias e energias renováveis, saúde e agricultura”, disse a ministra.
 

Luciana Santos também ressaltou que há muitos desafios na execução de ações conjuntas e sugeriu o lançamento de chamadas públicas conjuntas para selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento.
 

“Uma das frentes que podemos trabalhar conjuntamente é o lançamento de chamadas para seleção de projetos de pesquisa e desenvolvimento, que podem prever intercâmbio de pesquisadores brasileiros e cubanos”, pontuou a ministra.
 

A representante do MCTI ainda acrescentou que o país reconhece a excelência da ciência e tecnologia cubana e que muitos programas são referência, como é o caso da expertise na área de medicina familiar e da cooperação com o país no programa Mais Médicos.
 

A vice-presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular e do Conselho de Estado de Cuba, deputada Ana Maria Mari Machado, disse que a parceria com o Brasil é muito importante para o desenvolvimento de Cuba.
 

“Essa relação entre os países é fundamental para nós, cubanos. Também queria agradecer o Brasil pela relação bilateral e por nos convidar para o BRICS”, disse a vice-presidente.
 

Ana Maria Machado também se colocou à disposição para apresentar os projetos da BioCubaFarma, responsável por produzir medicamentos e equipamentos médicos que podem ser de interesse para o Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Participaram ainda da reunião o deputado Alberto Eduardo Nuñez Betancourt, membro da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Nacional e do Conselho de Estado; Jesús Rafael Mora Gonzáles, diretor-geral de Relações Internacionais; Adolfo Curbelo Castellanos, embaixador cubano no Brasil; e Idalmys Brooks Beltrán, conselheira da Embaixada de Cuba.

Comentários