Fabrício Rosa reforça pedido a delegado-geral para que Humberto Teófilo se torne alvo de PAD por crime de homofobia e por usar a estrutura da Polícia Civil para fins eleitorais

Foto: Gustavo Mendes O vereador Fabrício Rosa (PT) encaminhou na última sexta-feira (13/5) um novo ofício ao delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), André Gustavo Corteze Ganga, para reforçar o pedido feito em novembro de 2024 de abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o delegado Humberto Teófilo, que atua na Central-Geral de Flagrantes e Pronto Atendimento ao Cidadão (CGFPAC), em Goiânia.  De acordo com o parlamentar, Teófilo é suspeito de violação ao princípio constitucional da impessoalidade, de instrumentalizar a PC-GO para fins eleitorais, da prática do crime de homofobia e por violações à Portaria nº 212/2019 da Polícia Civil e à Portaria Normativa 02/2020 da Direção-Geral da corporação.  “Os abusos cometidos pelo delegado Humberto Teófilo seguem se intensificando, com total impunidade por parte da Polícia Civil do Estado de Goiás, conforme dão conta as notas de desagravo aprovadas pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do ...

Goiás ganha destaque na 4ª edição da ArPa Feira de Arte

ArPa 2024 (F: Pedro Mascaro)
Goiás marca presença na 4ª edição da ArPa Feira de Arte, que acontece em São Paulo, de 28 de maio a 1º de junho de 2025. Com uma seleção de galerias e artistas que representam a diversidade e a potência criativa do estado, a feira reflete a força da cena goiana no circuito de arte contemporânea nacional.

Cerrado Galeria, com espaços em Goiânia e Brasília, reflete o amadurecimento, a profissionalização e a descentralização do mercado de arte no Brasil, destacando-se por proporcionar visibilidade nacional e internacional à produção local, além de apresentar novos e estabelecidos artistas na região, contribuindo para a formação de público e o desenvolvimento de novas coleções no Centro-Oeste do país.

Destaques Goianos na ArPa 2025

Genor Sales (Cerrado Galeria): Artista visual cuja pesquisa, a partir de sua vivência periférica, parte da metáfora do “peixe fora d’água” para abordar questões sociais, raciais e alimentares por meio da aquarela, técnica base de sua produção. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, vive e trabalha em Goiânia. Integra a Associação Jatobá Nascente, desdobramento do ateliê-escola de artes Sertão Negro; participou da ARCO Madrid (2025) e foi indicado para o Prêmio PIPA 2025.

Helô Sanvoy (Aura Galeria): Seu trabalho investiga as possibilidades discursivas de diferentes materiais, sempre levando em conta o contexto histórico ao qual estão ligados. Transita entre escultura, desenho, vídeo, fotografia, performance e instalação, reflete sobre questões políticas e sociais, abordando as complexidades que rondaram o processo de formação do Brasil. Com participação em exposições no Brasil e no exterior, realizou individuais em instituições dentre as quais se destacam o Centro Cultural de São Paulo (CCSP), o Paço das Artes e o Paço Imperial. É, desde 2011, membro do coletivo de performance Grupo Empreza.

Kássia Borges (Carmo Johnson Projects): Nascida em 1962 em Goiânia, Goiás, Brasil, é artista visual, pesquisadora, educadora e curadora. Com uma profunda ligação com a cerâmica tradicional Karajá, seu trabalho gira principalmente em torno do barro como meio para suas criações contemporâneas. Ela explora temas como ancestralidade, identidade indígena, feminilidade, genealogia, cura e resistência, tecendo esses elementos em sua prática artística. Borges é também integrante do MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), que participou da 60ª Bienal de Veneza, Stranieri Ovunque - Foreigners Everywhere, em 2024. É atualmente curadora do Museu do Índio de Uberlândia e curadora adjunta do MASP.

Shirley Paes Leme (Galeria Raquel Arnaud) – Com uma trajetória de quatro décadas, a artista explora diferentes suportes, como instalação, vídeo, desenho, escultura e gravura, direcionando o olhar para elementos prosaicos do cotidiano. Seu trabalho transita entre as reminiscências da infância no sertão e as sutilezas perceptivas da vida na cidade grande. A literatura também é matéria fundamental na produção da artista. Ao longo de sua carreira, Shirley participou das mais relevantes mostras e programas nacionais e internacionais.

ArPa 2025

A ArPa – Feira de Arte será realizada de 28 de maio a 1º de junho na Mercado Livre Arena Pacaembu, reunindo cerca de 100 artistas e aproximadamente 60 galerias, representando 14 países. A feira está organizada por setores, que destacam diferentes propostas expositivas e abordagens artísticas.

Setor Principal reúne o maior número de expositores, entre projetos coletivos e individuais, com mais de 30 galerias e dezenas de artistas renomados. Com curadoria da colombiana Ana Sokoloff, o Setor UNI apresenta 12 exposições individuais de artistas contemporâneos, reunindo galerias brasileiras e internacionais. A proposta é oferecer um olhar sensível sobre temas contemporâneos, como poder, pertencimento e marginalização. Entre os destaques estão Ad Minoliti (Argentina), Ventura Profana (Brasil) e Camila Rodríguez Triana (Colômbia).

Setor Base destaca artistas comprometidos com a pedagogia e a construção de comunidade, promovendo uma combinação entre exposições e diálogos. Nesta edição, quatro artistas convidados — Dalton Paula, Dora Longo Bahia, Thiago Honório e Santidio Pereira — apresentam projetos em parceria com Genor Sales, Coletivo Depois do Fim da Arte, Julia Gallo e Fabricio Lopez, respectivamente. 

Em 2025, a ArPa também realizará um novo estudo sobre o mercado de arte contemporânea. A Pesquisa ArPa 2025 será apresentada durante a semana de abertura da feira.

SERVIÇO

ArPa Feira de Arte

Ingressos a partir de 16/04, no site oficial da ArPa. 

Quando:  28 de maio a 1º de junho de 2025 

Horário: quarta a sábado, das 13h às 20h | Domingo, das 11h às 18h  

Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo  

Endereço: Rua Capivari (Portão 23) ou Praça Charles Miller

Classificação: Livre para todas as idades  

A ArPa conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

Comentários