Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Premiado em Gramado, "Oeste Outra Vez" chega aos cinemas de de Goiás

(Foto: Divulgação)
O filme goiano Oeste Outra Vez, aclamado por todos os festivais por onde passou e dirigido pelo cineasta goiano Erico Rassi, estreou nas telas dos cinemas de Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Goiânia, Luziânia, Rio Verde e Valparaíso de Goiás,  no dia 6 de março (quinta-feira).

"Assistir ao filme nos primeiros dias de exibição é essencial para fortalecer o cinema nacional, especialmente as produções independentes. A bilheteria inicial influencia diretamente no tempo que um filme permanece em cartaz, além de demonstrar o interesse do público por histórias originais e de alta qualidade", apontam as produtoras do longa,  Lidiana Reis e Cristiane Miotto, da Vietnam Filmes.

A estreia nacional da obra em todo o país será no dia 27 de março.


Cenário Goiano
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi a locação escolhida para a gravação das cenas, tendo São João da Aliança como cenário principal.

Para se ter uma ideia da importância do longa para o cinema brasileiro, Oeste Outra Vez venceu a mostra competitiva do 52º Festival Internacional de Cinema de Gramado, um dos mais prestigiados do cinema brasileiro e latino-americano, recebendo três Kikitos: Melhor Longa-Metragem Brasileiro, Melhor Ator Coadjuvante (Rodger Rogério, no papel de Jerominho) e Melhor Fotografia (André Carvalheira).

A história acompanha Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), dois homens brutos que, após serem abandonados pela mesma mulher, se voltam violentamente um contra o outro. A narrativa utiliza esses elementos para abordar temas como solidão e a dificuldade de homens em lidar com suas próprias fragilidades. O elenco conta ainda com Daniel Porpino, Adanilo, Antônio Pitanga, Tuanny Araújo e Elzio Vieira. A premiére internacional foi realizada no Cinequest Film Festival, em San Jose, na Califórnia (EUA). Em um processo criativo pessoal, o diretor realizou viagens de imersão e entrevistou personagens da vida real que encontrou pelo caminho. “É motivo de muito orgulho fazer parte dessa história, e também uma responsabilidade. O cinema goiano tem marcado presença em festivais nacionais e internacionais, e desejo que esse processo seja contínuo”, ressalta Érico Rassi.

Bem recebido pela crítica especializada, o filme é considerado um verdadeiro evento cinematográfico, encantando pela conjunção rara de elementos, em um equilíbrio impecável e muito pessoal de tons. “Acho que é um momento especial do cinema brasileiro e fico muito feliz em saber que Oeste Outra Vez vai estrear agora, em um período onde o público não só está voltando às salas, como também abraçando as produções nacionais. O filme tem lotado sessões em todos os festivais por onde passa, talvez pela forma como utiliza a ambientação de um western para abordar a crise da masculinidade de maneira original, melancólica e bem-humorada ao mesmo tempo", explica Érico.

A produtora Cristiane Miotto comenta sobre a importância do cinema brasileiro e a expectativa do público. “Fazer cinema brasileiro independente é um grande desafio, e o processo para realizarmos Oeste Outra Vez foi muito longo. Agora, a expectativa é enorme, porque, por onde passa, o filme tem gerado uma conexão forte com o público. Ele carrega uma potência que ressoa nas pessoas, e estamos ansiosos para vê-lo ganhar as telas de cinema em todo o Brasil, especialmente em Goiás.”

Sobre o filme
Oeste Outra Vez é produzido pelas goianas Cristiane Miotto e Lidiana Reis, por meio das empresas Vietnam, Panaceia e Rio Bravo Filmes, e conta ainda com a importante coprodução do Telecine e Canal Brasil, além da distribuição da O2 Play. O longa-metragem recebeu incentivos do Fundo Setorial do Audiovisual e PROAC/SP, além de apoio da Lei Paulo Gustavo, de Goiás, para sua distribuição.

Serviço:
Premiado em Gramado, "Oeste Outra Vez" chega aos cinemas de de Goiás
Quando: 6 de março (estreia nos cinemas goianos)
27 de março (estreia nacional)
Instagram: @oesteoutravezofilme

Comentários