Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

Kátia lança Projeto Pop Rua Cidadã ao lado da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania

A vereadora de Goiânia Kátia (PT) lançará, nesta quarta-feira (12), às 15 horas, no Auditório Jaime Câmara, o Projeto Pop Rua Cidadã. A iniciativa busca fortalecer e articular políticas públicas para a população em situação de rua em Goiânia. O evento contará com a presença da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, além de representantes de movimentos sociais, de pesquisadores e de entidades que atuam na área.

Fruto de parceria com a PUC-GO e com a UFG, o projeto visa à ampliação e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à população em situação de rua, garantindo acesso a direitos fundamentais e promovendo dignidade e oportunidades. Com ações integradas entre o poder público e a sociedade civil, o Pop Rua Cidadã impulsionará programas nas áreas de moradia, saúde, trabalho, cultura e assistência social.

Aumento da população

Os números demonstram a urgência de políticas públicas voltadas para essa população. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que o número de pessoas em situação de rua, no Brasil, cresceu de 92.515, em 2012, para 221.869, em 2020 – aumento de 140%.

Outro estudo do Ipea – Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil (2012-2022) – apontou que a pandemia agravou ainda mais esse cenário. A pesquisa estima que, em 2022, 281.472 pessoas estavam em situação de rua no país, representando aumento de 38% em relação a 2019.

Em Goiânia, o último levantamento oficial, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), em 2019, contabilizou cerca de 350 pessoas vivendo em situação de rua. No entanto, estima-se que atualmente esse número tenha saltado para 2,5 mil pessoas.

Medidas prioritárias

Para enfrentar essa crise, o projeto propõe uma série de ações como: Censo Pop Rua, para atualizar o número de pessoas em situação de rua em Goiânia; moradia como prioridade, com implementação do modelo housing first, garantindo moradia imediata para pessoas em situação de rua; capacitação de profissionais, com formação permanente de equipes que atuam no atendimento a essa população; reuniões mensais da rede de proteção; apoio financeiro, com destinação de emendas parlamentares para fortalecer projetos e iniciativas voltadas ao acolhimento e à assistência social; enfrentamento do trabalho infantil, com ampliação do combate à exploração de crianças e de adolescentes em situação de vulnerabilidade; e campanhas e ações emergenciais, com realização de mutirões de atendimento, distribuição de materiais informativos e estratégias para acolhimento nos períodos de frio.

Para a vereadora Kátia, a criação do projeto representa passo essencial no enfrentamento da crise social que afeta milhares de pessoas na capital. “O aumento da população em situação de rua é um problema que precisa ser tratado com seriedade e com políticas públicas eficazes. O Pop Rua Cidadã nasce para fortalecer essa luta e para garantir que essas pessoas tenham seus direitos respeitados”, afirma.

Serviço:

Lançamento do Projeto Pop Rua Cidadã

Data: Quarta-feira, 12 de março

Horário: 15 horas

Local: Auditório Jaime Câmara – Câmara de Goiânia

Comentários