Goiás receberá médicos do programa Agora Tem Especialistas em setembro

F: Rafael Nascimento/MS O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos que vão atuar em todo o país pelo programa  Agora Tem Especialistas . Distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, eles serão destinados a regiões onde há falta desses profissionais. Para o Centro-Oeste, serão destinados 24 profissionais. Todas as quatro unidades federativas da região serão contempladas. Goiás receberá 18 médicos, com destaque para os munícipios de Luziânia (3), Hidrolândia (2), Iporá (2) e Senador Canedo (2). As seguintes cidades receberão um médico, cada: Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Rio Verde, Piranhas, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Crixás, Silvânia e Itaberai. Já para Mato Grosso serão destinados 3 profissionais; Distrito Federal, 2; e Mato Grosso do Sul, 1.   Do total de médicos selecionados, 67% vão reforçar o atendimento no interior do Brasil em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia. Assim, am...

Kátia lança Projeto Pop Rua Cidadã ao lado da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania

A vereadora de Goiânia Kátia (PT) lançará, nesta quarta-feira (12), às 15 horas, no Auditório Jaime Câmara, o Projeto Pop Rua Cidadã. A iniciativa busca fortalecer e articular políticas públicas para a população em situação de rua em Goiânia. O evento contará com a presença da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, além de representantes de movimentos sociais, de pesquisadores e de entidades que atuam na área.

Fruto de parceria com a PUC-GO e com a UFG, o projeto visa à ampliação e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à população em situação de rua, garantindo acesso a direitos fundamentais e promovendo dignidade e oportunidades. Com ações integradas entre o poder público e a sociedade civil, o Pop Rua Cidadã impulsionará programas nas áreas de moradia, saúde, trabalho, cultura e assistência social.

Aumento da população

Os números demonstram a urgência de políticas públicas voltadas para essa população. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que o número de pessoas em situação de rua, no Brasil, cresceu de 92.515, em 2012, para 221.869, em 2020 – aumento de 140%.

Outro estudo do Ipea – Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil (2012-2022) – apontou que a pandemia agravou ainda mais esse cenário. A pesquisa estima que, em 2022, 281.472 pessoas estavam em situação de rua no país, representando aumento de 38% em relação a 2019.

Em Goiânia, o último levantamento oficial, realizado pelo Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), em 2019, contabilizou cerca de 350 pessoas vivendo em situação de rua. No entanto, estima-se que atualmente esse número tenha saltado para 2,5 mil pessoas.

Medidas prioritárias

Para enfrentar essa crise, o projeto propõe uma série de ações como: Censo Pop Rua, para atualizar o número de pessoas em situação de rua em Goiânia; moradia como prioridade, com implementação do modelo housing first, garantindo moradia imediata para pessoas em situação de rua; capacitação de profissionais, com formação permanente de equipes que atuam no atendimento a essa população; reuniões mensais da rede de proteção; apoio financeiro, com destinação de emendas parlamentares para fortalecer projetos e iniciativas voltadas ao acolhimento e à assistência social; enfrentamento do trabalho infantil, com ampliação do combate à exploração de crianças e de adolescentes em situação de vulnerabilidade; e campanhas e ações emergenciais, com realização de mutirões de atendimento, distribuição de materiais informativos e estratégias para acolhimento nos períodos de frio.

Para a vereadora Kátia, a criação do projeto representa passo essencial no enfrentamento da crise social que afeta milhares de pessoas na capital. “O aumento da população em situação de rua é um problema que precisa ser tratado com seriedade e com políticas públicas eficazes. O Pop Rua Cidadã nasce para fortalecer essa luta e para garantir que essas pessoas tenham seus direitos respeitados”, afirma.

Serviço:

Lançamento do Projeto Pop Rua Cidadã

Data: Quarta-feira, 12 de março

Horário: 15 horas

Local: Auditório Jaime Câmara – Câmara de Goiânia

Comentários