O 1% mais rico esgotou sua cota justa de emissões de carbono para 2026 em apenas 10 dias, diz a Oxfam

(F: Divulgação) O 1% mais rico já exauriu seu orçamento anual de carbono - a quantidade de CO₂ que pode ser emitida mantendo-se dentro do limite de 1,5°C de aquecimento - em apenas dez dias do ano, de acordo com uma nova análise da Oxfam internacional. Se considerado apenas o 0,1% mais rico, essa parcela já havia usado seu limite de carbono no dia 3 de janeiro. O dia 10 de janeiro, denominado pela Oxfam como “Dia dos Ricos Poluidores”, destaca como os super-ricos são desproporcionalmente responsáveis por impulsionar a crise climática. Estima-se que as emissões do 1% mais rico geradas em apenas um ano causarão 1,3 milhão de mortes relacionadas ao calor até o final do século. Décadas de consumo excessivo de emissões pelos super-ricos do mundo também estão causando danos econômicos significativos a países de baixa e média-baixa renda, que podem somar US$ 44 trilhões até 2050. Para permanecer dentro do limite de 1,5°C, o 1% mais rico teria de reduzir suas emissões em 97% até 2030. Enquanto...

Diálogos Musicais realiza concerto de piano, saxofone e flauta no próximo sábado

O Instituto Biapó e o Sesc Goiás realizam mais uma série dos Diálogos Musicais, na lua cheia do dia 15 de março, sábado, na cidade de Goiás. O projeto conta com apoio do Museu Casa de Cora Coralina, da Rádio Nova Fogaréu, do Restaurante Flor de Ipê e da Associação Mulheres Coralinas. 

O concerto de Andréa Luísa Teixeira (piano e flauta), Samuel Pompeo (saxofones) e Maurício de Souza (saxofone, flauta, clarineta e arranjos) acontece às 17h, na Associação Mulheres Coralinas, e às 21h30, no Instituto Biapó. Os encontros oferecem ao público experiências musicais intimistas e enriquecedoras, consolidando a série Diálogos Musicais como um espaço fundamental para valorização da música e dos artistas.

 

Com uma programação mensal fixa, a série trará, ao longo do ano de 2025, grandes nomes da música brasileira, com repertório que promete passear por diversos estilos e formações instrumentais, reforçando o compromisso com a diversidade musical e a representatividade.


Conheça os artistas

Andréa Luísa Teixeira é pianista e pesquisadora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG). Recebeu o prêmio internacional Gala da Lusofonia em Portugal, o 3º lugar no Concurso Internacional Maryse Cheillan (França), 1º lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos (São Paulo). Divulga a música clássica e popular brasileira no Brasil e no exterior. Dentre os teatros que tocou, destacam-se o Carnegie Hall (Nova York), Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa), Venetian Theater (Macau-China), Centro Nacional de las Artes (México), Sala Viena (Salzburgo-Áustria). Cadeira Titular na Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG) e no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). 


Samuel Pompeo, saxofonista, arranjador e compositor brasileiro, é uma figura de destaque na cena musical instrumental do Brasil. Ao longo de sua carreira, colaborou com grandes nomes da música nacional e internacional, como Gilberto Gil, Jon Anderson (Yes), Alice Cooper, Fito Paes, Toquinho, Ivan Lins, Daniel e Gal Costa. Também se apresentou ao lado de importantes artistas do jazz, incluindo Banda Mantiqueira, Tad Nash, Ohad Talmor, Gilson Peranzzetta, Ryan Keberle e Woody Witt. É doutor em música pela Universidade de Aveiro (Portugal) e pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Ministra workshops e master classes no Brasil e no exterior, com destaque para sua atuação como professor na Escola Municipal de Música de São Paulo e no festival Fiato Al Brasile, na Itália.


Maurício Laws de Souza é saxofonista, flautista, arranjador e compositor. Acompanhou artistas como Billy Eckstine, Lionel Hampton, Michel Legrand, Tom Jobim, Natalie Cole, dentre outros. Como arranjador, escreveu para Paulinho da Viola, Moraes Moreira, Miucha, Toquinho, Dave Liebman, Wallace Roneu, Stanley Jordan, Regina Carter, Leny Andrade, Gal Costa, dentre vários outros artistas do Brasil e do exterior. Artista Grammy Nomineé pelo CD Aldeia, da Banda Mantiqueira, é professor na Escola Municipal de Música de São Paulo.


Serenata

Após as apresentações, inicia-se, às 23h, o projeto Um Luar, Um Violão, Uma Serenata, realizado pelo Museu Casa de Cora, com curadoria de Marlene Vellasco. A concentração acontece no Largo do Rosário, de onde moradores e turistas saem para uma caminhada pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial ao som de um repertório de canções clássicas do cancioneiro popular.

Comentários