Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

Roberto de Carvalho declara apoio à campanha Segunda Sem Carne

(Foto: Divulgação)
A campanha Segunda Sem Carne ganhou um reforço especial: o músico e compositor Roberto de Carvalho, marido da eterna rainha do rock brasileiro, Rita Lee. Antes do início do espetáculo Rita Lee: Uma Autobiografia Musical, protagonizado por Mel Lisboa, um vídeo da campanha é exibido ao público, trazendo uma mensagem inspiradora de Roberto:

“Você já pensou no que pode fazer para ajudar o planeta? Eu convido você para experimentar a Segunda Sem Carne.”


O apoio do artista fortalece a mensagem de Rita Lee, que sempre se posicionou em defesa dos animais e do meio ambiente. Em 2024, a peça foi um sucesso absoluto, com mais de 60 mil espectadores e sessões esgotadas. Em 2025, a temporada já foi prorrogada para março. 


Rita Lee: uma vida dedicada à defesa dos animais


Rita Lee, uma das maiores vozes da música brasileira, sempre foi grande ativista pelos direitos dos animais. Em suas redes sociais, usava sua influência para denunciar maus-tratos e promover o respeito a todas as formas de vida. Seu ativismo se refletia de diversas formas, desde protestos, como o ato contra touradas na frente da embaixada da Espanha nos anos 90; músicas, como Vida de Cachorro, Nave Terra e Odeio Rodeio, essa última gravada com Chico César.


Em seus livros, sempre escreveu sobre a defesa do animais, deixando claro que é “a grande causa”’de seu coração. No infantil Amiga Ursa, que conta a história de Rowena (também chamada de Marsha), a ursa resgatada de um zoológico em Teresina (PI), ela faz uma manifesto contra a exploração animal.


Além disso, Rita escreveu uma série de livros infantis protagonizados pelo rato Dr. Alex, inspirado em um roedor resgatado de testes de laboratório. Ao longo da vida, acolheu e cuidou de vários animais ao lado de Roberto de Carvalho.


Segunda Sem Carne: uma campanha de impacto global


Presente em mais de 40 países, a Segunda Sem Carne é conduzida no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) desde 2009 e já impactou milhões de pessoas. A campanha incentiva a substituição da proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana, e já resultou na oferta de mais de 500 milhões de refeições no país.


A SVB também levou a campanha a grandes eventos, incluindo as turnês de Paul McCartney no Brasil. O ex-Beatle, um dos maiores apoiadores globais da Segunda Sem Carne, chegou a parabenizar publicamente o Brasil pelo trabalho desenvolvido. Um dos marcos da iniciativa é a parceria com a Prefeitura de São Paulo, que implementou o Cardápio Escolar Sustentável, atendendo mais de 900 mil alunos. O projeto foi reconhecido internacionalmente com a premiação C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards por promover a sustentabilidade na alimentação escolar.


Razões para participar da Segunda Sem Carne


Pela saúde: Reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, além de diminuir o risco de alguns tipos de câncer.


Pelos animais: No Brasil, cerca de 10 mil animais são mortos a cada minuto para consumo. A alimentação baseada em vegetais elimina esse sofrimento desnecessário.


Pelo planeta: A pecuária é uma das principais causas do desmatamento, poluição e emissões de gases de efeito estufa. Reduzir o consumo de carne é essencial para combater a crise climática.


Celebridades que apoiam a campanha


A Segunda Sem Carne conta com o apoio de diversas personalidades, como Bela Gil, Emiliano d’Avila, Ellen Jabour, Xuxa Meneghel e Junno Andrade, Marcos Palmeira e Chico César. Com a adesão de Roberto de Carvalho e a mensagem na abertura do espetáculo sobre Rita Lee, a campanha segue crescendo e inspirando cada vez mais pessoas a repensarem seus hábitos alimentares.

Comentários