Goiás implementa identificação neonatal e lança Selo Maternidade Segura

A partir deste mês, dez maternidades estaduais começarão a operar o Projeto de Identificação Neonatal Goiás, utilizando tecnologia biométrica para registrar a identidade de recém-nascidos e suas mães logo após o nascimento, ainda no centro cirúrgico, no pré-parto ou no centro de parto normal. A iniciativa, desenvolvida pela Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás (SIH/PCGO) em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), visa prevenir trocas, sequestros e fraudes, além de resguardar os direitos das famílias desde o nascimento dos seus filhos. Foto: Divulgação Infant.id "A parceria entre a SES-GO e a Polícia Civil de Goiás demonstra como a integração entre órgãos pode gerar soluções eficazes para a sociedade. Com o Projeto de Identificação Neonatal, estamos eliminando riscos de trocas e fraudes, oferecendo tranquilidade às famílias e garantindo que cada criança tenha sua identidade protegida desde o nascimento. É cidadania que começa...

Hetrin ultrapassa a marca de 1.700 cirurgias no primeiro ano de atendimento de urgência

(F: Divulgação/Hetrin)
O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, concluiu o primeiro ano de atendimento de urgência no centro cirúrgico com um expressivo marco: a realização de 1.706 procedimentos. A média mensal de cirurgias de urgência atingiu 146, evidenciando o compromisso da unidade em proporcionar um atendimento ágil e de alta qualidade à população.

As especialidades atendidas incluem cirurgia geral, bucomaxilofacial e ortopédica. O fluxo de atendimento começa com a avaliação detalhada do paciente. Caso seja identificada a necessidade de intervenção, ele é prontamente encaminhado ao especialista para determinar a urgência do procedimento, garantindo agilidade e segurança no tratamento.

Essas cirurgias são fundamentais para casos em que a condição do paciente pode se agravar rapidamente, representando risco iminente à vida ou possibilidade de perda de membros. Diferentemente das cirurgias eletivas, que podem ser programadas, os procedimentos de urgência devem ser realizados em um prazo crítico, geralmente entre 24 e 48 horas, para evitar complicações graves e irreversíveis.

Para a coordenadora do bloco cirúrgico, Juliana Pereira, o resultado reforça a importância do trabalho integrado da equipe multiprofissional. “Esse resultado reflete não apenas o volume de procedimentos, mas, sobretudo, o compromisso da nossa equipe com a qualidade, eficiência e humanização no atendimento de nossos pacientes”.

Entre os beneficiados pelo serviço está Reinalda da Silva, que veio de Itapuranga para realizar uma cirurgia ortopédica de urgência. “Tenho total satisfação com o atendimento que recebi durante o período em que estive internada no Hetrin. Desde o momento em que dei entrada na unidade, fui tratada com tanto cuidado e atenção que me senti em um verdadeiro 'spa'. Gostaria de destacar o excelente trabalho de toda a equipe, que prestaram um atendimento exemplar. Foram cinco dias em que me senti acolhida, valorizada e extremamente bem cuidada”.

Outro caso é o de Luciana Moreira que acompanhou o filho, Rhuan Moreira, durante uma intervenção cirúrgica de urgência. Ela aponta a rapidez e a precisão do atendimento como fatores determinantes para a recuperação. “Tudo foi excelente, desde o primeiro momento até a alta. Ficamos muito satisfeitos com todo o processo. A assistência prestada superou nossas expectativas, mostrando-se ainda mais eficiente do que serviços privados. Agradeço e parabenizo toda a equipe pelo cuidado, dedicação e excelência no atendimento ao meu filho.”

O avanço do Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED, no atendimento cirúrgico de urgência demonstra o comprometimento da unidade em oferecer serviços de excelência, contribuindo para salvar vidas e melhorar a qualidade do cuidado à saúde na região.

Comentários