Mais de cem mortos no Rio: ação vitimiza população e policiais sem desarticular de forma sustentável as organizações criminosas

F: Reprodução O Instituto Sou da Paz lamenta e repudia a megaoperação policial realizada no Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, uma tragédia sob todos os enfoques. Até o momento, soma-se mais de 64 pessoas mortas, dentre elas quatro policiais, o que faz com que essa seja a operação mais violenta da história recente. Sabemos que a situação no Rio de Janeiro é extremamente complexa e um desafio enorme para as instituições de segurança pública, mas enfrentar o crime organizado com operações de ocupação massiva nas suas áreas de domínio territorial não tem trazido resultados sustentáveis, sendo  uma lógica ineficiente e comprovadamente letal para a população. Esse tipo de estratégia não ataca os elos centrais do crime organizado, não rompe as rotas do tráfico de drogas para países europeus, não desmonta seus mecanismos de lavagem de dinheiro ou de abastecimento de armas. Além disso, gera um acirrado fogo cruzado em áreas densamente habitadas, colocando em risco direto a v...

Cursos capacitam docentes e gestores para combater o racismo nas escolas

Imagem: freepik
Professores e gestores escolares podem se inscrever nos novos cursos “Solução Educacional de Equidade Étnico-racial na Educação Infatil" e “Solução Educacional de Equidade Étnico-racial nos Anos Finais do Ensino Fundamental” disponíveis na plataforma Escola Fundação Itaú

A novidade apresenta como a desigualdade racial afeta estudantes negros e indígenas, além de oferecer estratégias pedagógicas para que profissionais de educação, que atuam com estudantes na primeira infância e na adolescência, possam combater o racismo no ambiente escolar.

Cada curso está distribuído em três módulos, que são divididos da seguinte forma: 


Curso “Equidade Étnico-racial na Educação Infantil”:

  • Contexto social das crianças e como o racismo impacta seu desenvolvimento; 
  • Relação da escola com o território onde ela está inserida; 
  • Propostas de práticas pedagógicas, referenciadas na história e cultura indígena, africana e afro-brasileira, a partir da relação do cuidado e do brincar.


Curso “Equidade Étnico-racial nos Anos Finais do Ensino Fundamental”:

  • Contexto social dos adolescentes e como o racismo impacta sua aprendizagem;
  • Relação da escola com o território onde ela está inserida;
  • Propostas de práticas pedagógicas a partir das reflexões sobre as relações étnico-raciais na sala de aula, as práticas avaliativas e a pedagogia culturalmente relevante.


“As leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluíram a cultura e história afro-brasileira e indígena no currículo escolar, são importantes no combate à desigualdade racial. Apesar dos esforços, as dificuldades de implementação de práticas pedagógicas ancoradas a estas leis ainda não são uma realidade na educação básica, seja por falta de apoio institucional ou de formação adequada sobre o tema”, explica Cláudia Nascimento, coordenadora de  Soluções Educacionais do Itaú Social.


Com duração de 30 horas e certificação, cada curso integra o catálogo  da Escola Fundação Itaú com mais de 130 formações gratuitas sobre educação, terceiro setor, arte e cultura, voltadas para profissionais, gestores e estudantes de diversas áreas.


A necessidade de mais conteúdos pedagógicos sobre diversidade é reconhecida pelos familiares dos estudantes. Segundo a pesquisa “Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal”, oito em cada dez mães e pais de alunos afirmam que atividades que valorizam diferentes etnias contribuem para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O estudo foi realizado pelo Instituto Datafolha a pedido da Fundação Itaú e do movimento Todos Pela Educação, lançado em dezembro de 2024.


“Valorizar as culturas afro-brasileira e indígenas em sala de aula, por meio de práticas pedagógicas, é essencial para promover uma educação mais pluriétnica e inclusiva. Essa é uma abordagem com potencial para superar as desigualdades raciais na aprendizagem e no acolhimento de crianças e adolescentes impactados por essa violência histórica”, complementa Cláudia.


Serviço

Cursos: 1. Solução Educacional de Equidade Étnico-racial na Educação Infantil | 2. Solução Educacional de Equidade Étnico-racial nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Público: 1. Professores e gestores da Educação Infantil | 2. Professores e gestores dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Inscrição: Gratuita

Link: no site Escola da Fundação Itaú

Certificação: sim

Duração: 30 horas cada

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