Câmara de Goiânia aprova projeto que obriga divulgação de informações sobre injúria racial em eventos esportivos

Aava: racismo estrutural (F: Mariana Capeletti) A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, no final de novembro, projeto de lei para divulgação obrigatória de informações sobre injúria racial em eventos esportivos realizados na capital, com capacidade de público superior a cinco mil pessoas. A proposta, segundo a autora, vereadora Aava Santiago (PSDB), tem por finalidade o combate ao racismo, bem como "aos atos que vão desde ofensas verbais, como chamar outra pessoa de macaco, como atirar bananas para dentro do campo na direção de jogadores negros". De acordo com o texto, a divulgação dos alertas sobre práticas racistas deverá ocorrer por meio de telão ou de sistema de alto-falantes nos eventos. Racismo estrutural "O racismo é um elemento estrutural e estruturante da sociedade brasileira, que relega a população negra às piores posições nos indicadores socioeconômicos. Ou seja, o racismo é um elemento que integra a organização econômica e política da nossa sociedad

Novembro azul: A próstata dos cães também deve ser cuidada

Novembro azul dos cães (F: Divulgação)
Os animais não castrados, principalmente aqueles que já avançaram na idade, também estão sujeitos a desenvolverem complicações com a próstata. Isso pode acarretar à formação de cistos, abscessos e até neoplasia, sendo mais frequente a Hiperplasia Prostática Benigna, ou HPB. Sabe-se que quanto mais avançada a idade, maiores as chances de desenvolver tal doença, podendo chegar até a 80% de chances em cães mais sêniores. Mas, mesmo assim, a progressão da HPB pode causar muitos desconfortos ao macho, como dificuldade em urinar (jatos finos), sangue na urina, dor na hora de evacuar e desconforto na região pélvica, podendo ocasionar que o animal ande com a coluna curvada. Porém, diferente dos humanos, a evolução para um tumor maligno é mais baixa.

Mas como saber se o animal pode ter desenvolvido problemas com a próstata?


Bem, se o animal não é castrado, é altamente recomendado que se observe seu comportamento. Um dos procedimentos é fazer a palpação para verificar se a próstata está aumentada. Com isso, são realizados exames de ultrassom ou RX abdominal, além de exames de sangue, para verificar se há realmente observação de próstata alterada, afirma a equipe de oncologia do Vet Quality Centro Veterinário.


Existe tratamento para isso?


A melhor recomendação, sem dúvidas, é a cirurgia de castração para remoção.


Da mesma forma, a castração de machos é a forma mais eficaz de prevenir a doença de próstata em cães.

Comentários