Datafolha: maioria da população rechaça anistia a Bolsonaro

F: Sérgio Lima A iminente prisão de Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus envolvidos na trama golpista para assassinar o presidente Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro do STF Alexandre de Moraes tem levado extremistas no Congresso a todo tipo de manobra para atropelar pautas populares em favor do PL da Anistia. Mas pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (13), revela que a maioria da população é contra anistiar condenados golpistas. De acordo com o levantamento, 54% da população são contra anistiar Jair Bolsonaro por tentar dar um golpe de Estado para se manter no poder. 39% são a favor, 2% declararam que não se importam, e 4% não souberam opinar. Sobre os atos golpistas do 8 de janeiro, o poio à justiça é ainda maior: 61% se dizem contrários a anistiar os extremistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, uma semana após a posse de Lula no Palácio do Planalto. Outros 33% são a favor da anistia. Os questionamentos foram feitos com 2.005 eleitores em 113 municíp...

Novembro azul: A próstata dos cães também deve ser cuidada

Novembro azul dos cães (F: Divulgação)
Os animais não castrados, principalmente aqueles que já avançaram na idade, também estão sujeitos a desenvolverem complicações com a próstata. Isso pode acarretar à formação de cistos, abscessos e até neoplasia, sendo mais frequente a Hiperplasia Prostática Benigna, ou HPB. Sabe-se que quanto mais avançada a idade, maiores as chances de desenvolver tal doença, podendo chegar até a 80% de chances em cães mais sêniores. Mas, mesmo assim, a progressão da HPB pode causar muitos desconfortos ao macho, como dificuldade em urinar (jatos finos), sangue na urina, dor na hora de evacuar e desconforto na região pélvica, podendo ocasionar que o animal ande com a coluna curvada. Porém, diferente dos humanos, a evolução para um tumor maligno é mais baixa.

Mas como saber se o animal pode ter desenvolvido problemas com a próstata?


Bem, se o animal não é castrado, é altamente recomendado que se observe seu comportamento. Um dos procedimentos é fazer a palpação para verificar se a próstata está aumentada. Com isso, são realizados exames de ultrassom ou RX abdominal, além de exames de sangue, para verificar se há realmente observação de próstata alterada, afirma a equipe de oncologia do Vet Quality Centro Veterinário.


Existe tratamento para isso?


A melhor recomendação, sem dúvidas, é a cirurgia de castração para remoção.


Da mesma forma, a castração de machos é a forma mais eficaz de prevenir a doença de próstata em cães.

Comentários