PIB cresce 3,2% nos 12 meses terminados em junho

Foto: Agência Brasil O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro acumula alta de 3,2% nos quatro trimestres terminados em junho de 2025, frente ao mesmo período imediatamente anterior, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira (2/9).   Comparado a igual período de 2024, houve crescimento de 2,2% no segundo trimestre de 2025, com o consumo das famílias tendo crescido 1,8%, influenciado pelos aumentos na massa salarial real e no crédito disponível às famílias, bem como pelas transferências governamentais de renda às famílias. Neste recorte, houve crescimento na Agropecuária (10,1%), na Indústria (1,1%) e nos Serviços (2,0%).   Já em relação ao primeiro trimestre deste ano, o PIB variou 0,4% no segundo trimestre de 2025, na série com ajuste sazonal. Pela ótica da produção, houve alta nos Serviços (0,6%) e na Indústria (0,5%), enquanto a Agropecuária (-0,1%) não mostrou variação significativa. O desempenho positivo n...

Dia da Consciência Negra é data comemorativa, mas não é feriado em Goiânia

Homenagem a Zumbi (Imagem: Freepik/pikisuperstar)
Comemorado em todo o país em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra não é feriado em Goiânia. A lei nº 7.207/1993 instituiu a comemoração no calendário oficial do município como forma de combate ao racismo, porém, trata-se de um dia de trabalho normal. A legislação estabelece como obrigação do poder público a criação de políticas afirmativas e de conscientização. 

A Câmara Municipal de Goiânia discutiu, por duas vezes, a possibilidade de transformar a data em feriado. Uma lei nesse sentido, aprovada em 2009, foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Goiás. Em 2020, nova tentativa não prosperou, devido a essa decisão anterior e, também, porque a legislação federal permite aos municípios apenas indicar as datas de um número fixo de feriados, todos já implantados em Goiânia. 

O Dia da Consciência Negra é uma referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. Considerado um dos maiores líderes negros do período escravagista, Zumbi dos Palmares liderou a luta pela libertação dos escravos e tornou-se referência na luta contra a discriminação racial.

Comentários