Câmara de Goiânia aprova projeto que obriga divulgação de informações sobre injúria racial em eventos esportivos

Aava: racismo estrutural (F: Mariana Capeletti) A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, no final de novembro, projeto de lei para divulgação obrigatória de informações sobre injúria racial em eventos esportivos realizados na capital, com capacidade de público superior a cinco mil pessoas. A proposta, segundo a autora, vereadora Aava Santiago (PSDB), tem por finalidade o combate ao racismo, bem como "aos atos que vão desde ofensas verbais, como chamar outra pessoa de macaco, como atirar bananas para dentro do campo na direção de jogadores negros". De acordo com o texto, a divulgação dos alertas sobre práticas racistas deverá ocorrer por meio de telão ou de sistema de alto-falantes nos eventos. Racismo estrutural "O racismo é um elemento estrutural e estruturante da sociedade brasileira, que relega a população negra às piores posições nos indicadores socioeconômicos. Ou seja, o racismo é um elemento que integra a organização econômica e política da nossa sociedad

Vídeo: sem saber que estava sendo gravado, Rogério Cruz expulsa vereadora de gabinete

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) expulsou, ontem, a vereadora Aava Santiago (PSDB) de seu gabinete. A parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Goiânia, acompanhava a vice-presidente, vereadora Kátia (PT), e a deputada estadual Bia (PT). A reunião ocorria para discutir a greve dos servidores administrativos da educação.

"Queria deixar bem claro que eu não queria atender a Aava, não, tá", disse Cruz após cumprimentar as parlamentares. Ao ser lembrado de que Aava é presidente da Comissão de Educação, o prefeito respondeu: "Eu atendo você se eu quiser".

O vídeo, que você pode ver abaixo, foi postado no perfil da vereadora no Instagram já tem quase oito mil likes e centenas de comentários criticando a "grosseria" do prefeito. No material postado por Aava, há um trecho também em que, na Câmara, Rogério Cruz afirma não tratar de forma diferente os vereadores da Oposição. "Então fica aqui o convite para a vereadora Aava para tirar todas as suas dúvidas a respeito de qualquer tema relacionado a nossa gestão", disse.


Como resultado da reunião, Rogério Cruz prometeu estudar uma proposta para atender as reivindicações dos servidores. 

Comentários