Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Goiás Cidade Musical é palco de mais uma atração instrumental

O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Comissão Tricentenário de Goiás realizam a próxima edição do Goiás Cidade Musical no dia 28 de outubro, em mais um sábado de lua cheia, na cidade de Goiás. 

A série Diálogos Musicais, que agora conta com duas apresentações no mesmo dia, traz ao público um dos mais antigos instrumentos musicais, a harpa, executada por Narcizo Lucena. A primeira exibição acontece na sede das Mulheres Coralinas, às 17 horas. À noite, às 21h30, o concerto, com curadoria de Andréa Texeira e realização da Rádio Nova Fogaréu, 99,7 FM, se repete no Instituto Biapó.

 

Biografia do harpista

 

Narcizo Lucena é natural de Umari, Ceará, e há mais de 30 anos se dedica à arte de tocar harpa. Filho de pastor, teve seu primeiro contato com o instrumento ainda muito jovem, dentro da igreja evangélica, tornando-se um grande estudioso e um dos maiores nomes da harpa no Brasil. Com 5 CDs gravados, gravações de estúdio em faixas de grandes nomes da música brasileira e apresentações por todo Brasil, Lucena já participou por cinco vezes consecutivas no Rio Harpa Festival, o maior evento de harpa do mundo. Outra paixão do também cantor e professor de música é a luthieria de harpa. Em seus espetáculos, ritmos como guarânias, polcas, rasqueados, clássicos sacros, natalinos e sertanejo, entre outros, proporciona ao público uma experiência musical de viagem ao mundo através dos acordes de um dos instrumentos mais antigos da humanidade.


Serenata

 

A segunda parte da ação cultural inicia às 23h, no Largo do Rosário, com o projeto “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”. A atração tem curadoria de Marlene Vellasco e reúne amantes das canções clássicas, a comunidade e visitantes em uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico de Goiás.

 

Serviço:

 

Evento: Diálogos Musicais – Concerto de Narcizo Lucena

Data: 28 de outubro

Horário: 17h e 21h30

Local: Associação Mulheres Coralinas (Rua Benedita Lemes Assis, s/nº, Sala 10, Bloco B, Mercado Municipal) e Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico), cidade de Goiás, respectivamente.

 

Evento: 10ª Serenata de 2023

Data: 28 de outubro

Horário: 23h

Local: Concentração no Largo do Rosário

Comentários