Câmara de Goiânia aprova projeto que obriga divulgação de informações sobre injúria racial em eventos esportivos

Aava: racismo estrutural (F: Mariana Capeletti) A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, no final de novembro, projeto de lei para divulgação obrigatória de informações sobre injúria racial em eventos esportivos realizados na capital, com capacidade de público superior a cinco mil pessoas. A proposta, segundo a autora, vereadora Aava Santiago (PSDB), tem por finalidade o combate ao racismo, bem como "aos atos que vão desde ofensas verbais, como chamar outra pessoa de macaco, como atirar bananas para dentro do campo na direção de jogadores negros". De acordo com o texto, a divulgação dos alertas sobre práticas racistas deverá ocorrer por meio de telão ou de sistema de alto-falantes nos eventos. Racismo estrutural "O racismo é um elemento estrutural e estruturante da sociedade brasileira, que relega a população negra às piores posições nos indicadores socioeconômicos. Ou seja, o racismo é um elemento que integra a organização econômica e política da nossa sociedad

Goiás Cidade Musical é palco de mais uma atração instrumental

O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Comissão Tricentenário de Goiás realizam a próxima edição do Goiás Cidade Musical no dia 28 de outubro, em mais um sábado de lua cheia, na cidade de Goiás. 

A série Diálogos Musicais, que agora conta com duas apresentações no mesmo dia, traz ao público um dos mais antigos instrumentos musicais, a harpa, executada por Narcizo Lucena. A primeira exibição acontece na sede das Mulheres Coralinas, às 17 horas. À noite, às 21h30, o concerto, com curadoria de Andréa Texeira e realização da Rádio Nova Fogaréu, 99,7 FM, se repete no Instituto Biapó.

 

Biografia do harpista

 

Narcizo Lucena é natural de Umari, Ceará, e há mais de 30 anos se dedica à arte de tocar harpa. Filho de pastor, teve seu primeiro contato com o instrumento ainda muito jovem, dentro da igreja evangélica, tornando-se um grande estudioso e um dos maiores nomes da harpa no Brasil. Com 5 CDs gravados, gravações de estúdio em faixas de grandes nomes da música brasileira e apresentações por todo Brasil, Lucena já participou por cinco vezes consecutivas no Rio Harpa Festival, o maior evento de harpa do mundo. Outra paixão do também cantor e professor de música é a luthieria de harpa. Em seus espetáculos, ritmos como guarânias, polcas, rasqueados, clássicos sacros, natalinos e sertanejo, entre outros, proporciona ao público uma experiência musical de viagem ao mundo através dos acordes de um dos instrumentos mais antigos da humanidade.


Serenata

 

A segunda parte da ação cultural inicia às 23h, no Largo do Rosário, com o projeto “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”. A atração tem curadoria de Marlene Vellasco e reúne amantes das canções clássicas, a comunidade e visitantes em uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico de Goiás.

 

Serviço:

 

Evento: Diálogos Musicais – Concerto de Narcizo Lucena

Data: 28 de outubro

Horário: 17h e 21h30

Local: Associação Mulheres Coralinas (Rua Benedita Lemes Assis, s/nº, Sala 10, Bloco B, Mercado Municipal) e Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico), cidade de Goiás, respectivamente.

 

Evento: 10ª Serenata de 2023

Data: 28 de outubro

Horário: 23h

Local: Concentração no Largo do Rosário

Comentários