Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Próximo concerto do Goiás Cidade Musical acontece no fim do mês de setembro

O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Comissão Tricentenário da Cidade de Goiás promovem outra edição do projeto Goiás Cidade Musical, que acontece na lua cheia do dia 30 de setembro, sábado, na cidade de Goiás. 

A programação, que faz parte da série Diálogos Musicais, inicia às 17h, na Associação Mulheres Coralinas, onde será apresentado o concerto de Martha Martins (piano) e Johnson Machado (clarineta e saxofone). Às 21h30 a atração se repete na sede do Instituto Biapó.


O concerto musical tem curadoria de Andréa Teixeira e realização da Rádio Nova Fogaréu, e o repertório traz composições nacionais e internacionais.

 

Repertório do Concerto

 

Noites Goianas - Joaquim Santana e Joaquim Bonifácio de Siqueira.

Minha Boneca de Marfim - João Ribeiro e Iamerê.

Six Studies in English Folksong - Ralph Vaughan Williams.

Canzoneta Op. 19 para clarineta e piano - Gabriel Pierné.

Daniel “Fantaisie Dramatique” para saxofone alto e piano - H. Klosé.

Prelúdios nº 8 e Op. 2, n° 9, para piano e Prelúdio n° 10 para piano e clarineta - Edmundo Villani-Côrtes.

Corta Jaca - Chiquinha Gonzaga.

Oblivion - Astor Piazzolla.

As rosas não falam – Cartola.

Fascination - Maurice de Féraudy e Dante Pilade “Fermo” Marchetti.

Rio Vermelho - Manoel Amorim Félix de Souza.

Saudade - Joaquim Edison de Camargo.

 

Conheça os concertistas


Martha Martins (F: Divulgação)
A pianista e arranjadora Martha Martins possui Bacharelado em Instrumento/Piano (1990) e Licenciatura em Educação Artística - habilitação em Música (1992), ambos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário, Rio de Janeiro (2000), diploma de Estudios Avanzados e Grado de Salamanca, pela Universidad de Salamanca, Espanha (2005). Atualmente é professora na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e doutora pelo programa de Doctorado Historia del Arte y Musicología, da Universidad de Salamanca, Espanha (2021).

 

Johnson Machado tem doutorado em clarineta pela The University of Kansas, como bolsista do programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Fulbright (orientação do Dr. Larry Maxey e Dra. Stephanie Zelnick), mestrado em Música pela The University of Miami (1998), sob orientação da Dra. Margaret Donaghue, especialização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1994), com José Carlos de Castro e Bacharelado em clarineta pela Universidade de Brasília (UnB, 1991), na classe de Luiz Gonzaga Carneiro, além de ter estudado no Conservatório de Tatuí, em São Paulo, com Nivaldo Donegá (1987).

 

Johnson Machado (F: Divulgação)
Ele é professor do Festival Internacional de Campina Grande, Paraíba, integrou o grupo Assum Trio, da UFG, onde se apresentou em 2013, na The University of North Texas, EUA, e na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, em março de 2015. Fez, ainda, a estreia em 2016 do Concerto para Clarineta do compositor brasileiro Liduino Pitombeira, com a Orquestra Sinfônica de Brasília. Johnson Machado conquistou o primeiro lugar no “Charleston International Music Competition”, EUA, em novembro de 2021, e finalizou o mestrado em Jazz, com ênfase em saxofone pela University of Louisville (2021).

 

Serenata

 

Logo após as apresentações, às 23h, começa a concentração no Largo do Rosário do projeto “Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, com curadoria de Marlene Vellasco. A atração reúne músicos, moradores e visitantes em uma caminhada pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial ao som de um repertório de canções clássicas.

 

Serviço:

 

Evento: Diálogos Musicais – Concerto de Martha Martins e Johnson Machado

Data: 30 de setembro

Horário: 17h e 21h30

Local: Associação Mulheres Coralinas (Rua Benedita Lemes Assis, s/nº, Sala 10, Bloco B, Mercado Municipal) e Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico), cidade de Goiás, respectivamente.

 

Evento: 9ª Serenata de 2023

Data: 30 de setembro

Horário: 23h

Local: Concentração no Largo do Rosário

Comentários