Governo federal amplia em 92% número de bolsas para formação de especialistas na área da saúde

(F: Victor Gautier/MS) O Governo do Brasil aumentou em 92% o número de novas bolsas concedidas para programas de residência em saúde. Em 2026, a pasta vai financiar 3.483 novos auxílios, enquanto em 2025 foram concedidos 1.813. O montante consolida o Ministério da Saúde como o principal financiador de bolsas de residência em saúde no Brasil.   A iniciativa fortalece a formação de especialistas e a assistência à população em regiões prioritárias do país, por meio de ações como o Agora Tem Especialistas, programa que busca expandir o acesso à saúde especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).   A ampliação da concessão de auxílios financeiros é resultado da seleção de programas de residência médica e de residência em área profissional da saúde, no âmbito do Pró-Residências (Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas e Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde).   TIPOS —  ...

Hetrin recebe unidade móvel do Hemocentro nesta quinta-feira para coleta de bolsas de sangue

Hetrin recebe unidade do Hemocentro (Divulgação)
O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do governo de Goiás, vai receber na próxima quinta-feira (28/09) a unidade móvel do Hemocentro de Goiás (Hemogo). O ônibus estará estacionado em frente ao hospital das 8h às 16h e o principal foco da ação é o aumento no estoque de sangue do estado de Goiás.

A parceria entre o Hetrin e o Hemocentro existe há bastante tempo e todas as iniciativas realizadas na unidade têm mostrado resultados positivos. "Esperamos alcançar o mesmo sucesso que tivemos com outras ações em colaboração com o hemocentro. Sempre tivemos uma excelente adesão da comunidade e o Comitê Transfusional do Hetrin realizou atividades na cidade, inclusive na rádio local, para convidar a população a participar", comenta a diretora da unidade, Vânia Fernandes, reforçando a expectativa positiva para esta ação.

Como doar sangue? 

O processo de doação de sangue é bastante simples. O voluntário precisa apenas cumprir alguns pré-requisitos, como: pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade mediante autorização dos pais) e estar em boas condições de saúde. Os candidatos devem passar por uma triagem de avaliação para verificar se atendem aos critérios estabelecidos.

O tempo da coleta varia entre 8 e 12 minutos. O processo completo, incluindo a triagem, leva pouco mais de 30 minutos. É importante lembrar que a retirada não afeta em nada nosso organismo, pois ele se recupera e alcança os níveis normais de sangue em até 72 horas.

Recomendações

A recomendação do Hemocentro-GO para as pessoas que têm interesse em doar sangue é estar descansado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado, evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e não esquecer de levar um documento com foto para ser apresentado no momento.

A doação de sangue é um ato de extrema importância. Uma única bolsa, em média com 450 ml de sangue, pode ajudar a salvar até quatro vidas. Com o lema "Seu tipo de sangue é o tipo certo de alguém!", o Comitê Transfusional do Hetrin convida todos a fazer a diferença e oferecer esperança a quem mais precisa.

Serviço: Coleta de Sangue e cadastro de medula

Onde: Hetrin – R. 03, 200 - Jardim Primavera, Trindade - GO, 75380-000

Quando: 28 de setembro, das 8h às 16h

Comentários