Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Federação Paulista de Futebol lança série exclusiva sobre nova geração do futebol feminino

Gi Fernandes, Joia Bruta (Reprodução)
A Federação Paulista de Futebol, junto a Centauro, marca do Grupo SBF e apoiadora do futebol feminino, lançou ontem, dia 25, a série documental ‘Joias Brutas - A Nova Geração do Futebol Feminino’, que aborda histórias de jovens jogadoras brasileiras que vem cada vez mais se destacando nos campos. Os episódios  serão transmitidos  sempre às da segundas-feiras no canal do YouTube Futebol Paulista, nas páginas da Centauro e Facebook da FPF.


Primeira marca no Brasil a ter direitos de transmissão do Paulistão Feminino, a Centauro está dedicada a destacar os extraordinários talentos e as perspectivas promissoras no cenário do futebol feminino. "Queremos cada vez mais reforçar nosso compromisso com o futebol feminio, e também reverenciar todas as jogadoras do campeonato. Precisamos aproveitar a oportunidade para contribuir com a discussão e engajar ainda mais novas atletas", completa Fernanda Arechavaleta, Diretora de Marketing e Reputação da Centauro.


Cada episódio de ‘Joias Brutas’ oferecerá uma visão real da vida cotidiana de jovens atletas femininas, com idades entre 16 e 18 anos, que estão desempenhando um papel fundamental na construção do cenário futebolístico. Vale destacar que três dessas talentosas jovens que participaram da série - Giovanna Fernandes, Leilane Alves e Ana Júlia - já conquistaram reconhecimento ao serem convocadas para a seleção brasileira de base. 


"As atletas de futebol feminino das gerações anteriores não tiveram a oportunidade de um registro como este. Acreditamos que esta série especial irá inspirar muitas meninas das novas gerações", diz Lili Fialho, da Yume Filmes, diretora da série.


Abaixo confira a programação:

1º Episódio

Segunda-feira, dia 25

Giovanna Fernandes, meio campista do Santos e campeã do Sudamericano Sub-20 com a seleção em 2022.


2º Episódio

Segunda-feira, dia 23

Ivanete Xerente, meio campo da Ferroviária e primeira atleta indígena a assinar um contrato profissional no futebol nacional.


3º Episódio

Segunda-feira, dia 09

Ludmylla Gomes, goleira e destaque do São José, treinando já entre as goleiras da equipe principal.


4º Episódio

Segunda-feira, dia 16

Leilane Alves, goleira do Ferroviária, campeã do Sudamericano Sub-17 com a seleção em 2022. Disputou também a Copa do Mundo da categoria.


5º Episódio

Segunda-feira, dia 02

Ana Júlia Giuzio, atacante do São Paulo e campeã do Sudamericano Sub-17 com a seleção em 2022.


Comentários