Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Chef goiana desvenda segredos da massa fresca

Carina: não tem segredo (F: Divulgação)
Carina Popolare, chef goiana descendente de italiano e empresária, conta que basicamente não existe segredo para se elaborar uma massa fresca, assunto que é febre na internet. “A única coisa que precisa pra quem não tem nada de utensílios, são um braço forte, um rolo de macarrão, farinha de trigo e ovos”, disse ela.

Para muitas pessoas, pode ser inimaginável produzir a própria massa fresca, mas segundo a chef, que possui cidadania italiana, não tem muito segredo, "Durante o preparo, basta amassar esses dois ingredientes até formar uma massa lisa. Para isso você pode usar um rolo para deixá-la na espessura que desejar e cortar na faca mesmo, sem precisar descansar, depois de cortada, basta cozinhar diretamente e preparar o molho de sua preferência”, explicou Carina.

Em seu empório Popolare Massa, a chef comercializa em torno de 20 opções de massas, como ravioli, pappardelle, cappelletti, cannelloni, sfogliati (a mais vendida) e, é claro, a lasanha, outra bastante pedida pela clientela. Para acompanhar, há opções de molhos funghi, branco  e pesto. Na parte do empório, é possível encontrar vinhos para harmonizar com as receitas e doces típicos, entre outros produtos. "O empório é um verdadeiro mergulho à cultura italiana. Aprendi o ofício com meus pais, que vieram da Itália", completou.

Comentários