Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Chef goiana desvenda segredos da massa fresca

Carina: não tem segredo (F: Divulgação)
Carina Popolare, chef goiana descendente de italiano e empresária, conta que basicamente não existe segredo para se elaborar uma massa fresca, assunto que é febre na internet. “A única coisa que precisa pra quem não tem nada de utensílios, são um braço forte, um rolo de macarrão, farinha de trigo e ovos”, disse ela.

Para muitas pessoas, pode ser inimaginável produzir a própria massa fresca, mas segundo a chef, que possui cidadania italiana, não tem muito segredo, "Durante o preparo, basta amassar esses dois ingredientes até formar uma massa lisa. Para isso você pode usar um rolo para deixá-la na espessura que desejar e cortar na faca mesmo, sem precisar descansar, depois de cortada, basta cozinhar diretamente e preparar o molho de sua preferência”, explicou Carina.

Em seu empório Popolare Massa, a chef comercializa em torno de 20 opções de massas, como ravioli, pappardelle, cappelletti, cannelloni, sfogliati (a mais vendida) e, é claro, a lasanha, outra bastante pedida pela clientela. Para acompanhar, há opções de molhos funghi, branco  e pesto. Na parte do empório, é possível encontrar vinhos para harmonizar com as receitas e doces típicos, entre outros produtos. "O empório é um verdadeiro mergulho à cultura italiana. Aprendi o ofício com meus pais, que vieram da Itália", completou.

Comentários