Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Cerrado ganha plantio de árvores em ação de locadora de veículos no The Town

Fernandinho Beat Box e a dancinha (F: Divulgação)
Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia, maior projeto de reflorestamento do mundo, já tem garantido o plantio de pelo menos mais mil árvores este ano. A iniciativa partiu da locadora de veículos Movida, durante o festival multicultural The Town, que acontece em São Paulo.

No estande da empresa, há uma pista de dança onde os visitantes são a atração principal. Em frente ao telão, é possível dar início ao desafio, que consiste em dançar o RAP da marca, como em um videogame. As rimas, que falam sobre os serviços e diferenciais que a empresa oferece aos seus clientes, dão ritmo ao show e a soma de passos das dancinhas realizadas é convertida no plantio de árvores.


Além do público visitante, artistas também aderiram à campanha. Caio Castro, João Guilherme, Fernandinho Beat Box, rapper e precursor do beatbox no Brasil, a cantora Duda Kropf e as influenciadoras Bibi Tatto e Kauana fizeram a dancinha pela sustentabilidade. As árvores serão plantadas em áreas degradadas do Cerrado. 


O plantio será realizado pela Black Jaguar Foundation, aliada da Movida na jornada da sustentabilidade. Juntas, as empresas foram responsáveis pelo plantio de mais de 147 mil mudas em 2022, por meio do programa Carbon Free da Movida, que atua na compensação das emissões provenientes da locação de carros. 

Comentários