Goiás reduz insegurança alimentar em 24,6% e se consolida entre os estados com melhores índices do país, segundo IBGE

F: Divulgação Goiás é hoje um dos estados com menor número de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil. A constatação vem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). De acordo com o levantamento, divulgado em outubro, a insegurança alimentar no estado caiu 24,6% em 2024, resultado que coloca Goiás entre os cinco estados com melhor desempenho do país. Atualmente, mais de 2,3 milhões de famílias goianas vivem em segurança alimentar, com acesso regular a refeições adequadas e de qualidade. O número representa um avanço de 10,1% em relação a 2023, consolidando uma tendência de melhora em todos os níveis de severidade da insegurança alimentar. A pesquisa também aponta que Goiás alcançou a segunda maior queda do Brasil no número de domicílios com insegurança alimentar grave, passando de 102 mil para 65 mil lares. O número representa uma redução de 36,3%, muito superior à média nacio...

A presença filosófica de Schopenhauer nos pensamentos de Freud

Para o filósofo Arthur Schopenhauer, é muito mais difícil analisar a si próprio do que aos demais, pois, no segundo caso, a tendência é ser objetivo, enquanto no primeiro há uma consideração mais neutra e, por vezes, ilusória. Com a proposta de reunir ideias semelhantes à essa e outras contribuições de Schopenhauer ao campo da psiquê, o Grupo Editorial Edipro lança Sobre a Psicologia.

Neste livro, o autor apresenta a filosofia psicológica e trata a urgência do ser humano em investigar a si próprio. Além disso, ele se destaca por dialogar com muitos conceitos que mais para frente foram consolidados pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud, como temas sobre o inconsciente e a morte.

A Vontade, enquanto coisa em si, consiste na essência inata, verdadeira e perene do ser humano: em si mesma, porém, ela é inconsciente. Afinal, o consciente é condicionado pelo intelecto, e este é um mero acidente do nosso ser: pois se trata apenas de uma função do cérebro, o qual, junto aos nervos e à medula espinhal que nele se engancham, é um fruto, um produto, sim, um parasita do restante do organismo, na medida em que não se engrena diretamente no mecanismo do organismo, mas serve apenas ao objetivo da autoconservação, regulando as relações do corpo com o mundo externo.
(Sobre a psicologia, pg. 30)

Com tradução e prefácio de Guilherme Germer, doutor em Filosofia pela Unicamp e pós-doutor em Filosofia pela USP, esta obra traz ainda textos de Schopenhauer que abordam a autoconsciência, o suicídio, a loucura e suas relações com o comportamento humano.

“Para o filósofo, a psicologia tem por escopo a explicação dos fenômenos humanos (e animais) como tais, isto é, não como eventos puramente fisiológicos ou mecânicos, mas a partir da causalidade que nos define propriamente como animais: a psicológica, cujo meio são os motivos ou representações mentais”, comenta Germer.

Sobre a Psicologia é um compilado de reflexões de Schopenhauer que discorrem sobre uma filosofia empírica, mas não de modo sistemático. Para ele, a natureza humana possui inúmeras facetas e a psicologia deve iluminar as particularidades de cada ser, não apenas buscar uma explicação de ocorrências puramente fisiológicas ou mecânicas.

Ficha Técnica:
Título: Sobre a psicologia
Autor: Arthur Schopenhauer
Número de páginas: 128
ISBN: 9786556601205
Dimensões: 14 cm x 21 cm
Preço: R$ 49,00
Onde encontrarAmazon 

Comentários