Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Tocadora de obras, prefeita de Jussara ganha apelido de nova "Iris Rezende"

Branca e Silvio: gestão humanizada (Reprodução)
Professora por 34 anos, Idali Bontempo, a Branca, como é conhecida a prefeita de Jussara, ganhou um novo apelido dos moradores da cidade: Iris Rezende. A comparação com o maior político da história de Goiás se deve ao perfil da gestora, que decidiu priorizar a realização de obras na cidade, marca registrada de Iris como governador e prefeito de Goiânia. 

A trajetória da prefeita foi contada no programa Receita de Sucesso, da TV Serra Dourada. Ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Silvio Lopes, Branca falou sobre seu ingresso na política e como definiu as prioridades da gestão. 

"Sou professora de matemática, conheço números", disse a prefeita, ao justificar as obras, mesmo em um cenário de dificuldades econômicas nacionais e mundiais. Entre as realizações da gestão estão a revitalização do Lago das Cobras e do Clube Canoão, no Parque de Exposição Agropecuária Valdemar Moiana, cartão postal da cidade. Em novembro de 2021, quando Jussara completou 63 anos de emancipação, a cidade também ganhou um hospital próprio, com a aquisição do antigo Hospital Nossa Senhora das Graças. 

"A receita de sucesso da governança da Branca é o governo humanizado, é pensar no cidadão, ressaltou Silvio Lopes, ao deixar claro que as obras caminham ao lado da preocupação social. Também participou do programa a dupla Henrique e Hernane.

O programa Receita de Sucesso é apresentado pelo advogado Jonathan Gleik e vai ao ao aos sábados, às 9 horas. Ou pelo canal do programa no You Tube.

Comentários