Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Superar frustações com os amigos é muito mais divertido

O coelhinho Pip e a ratinha Posy são melhores amigos. Eles brincam e se aventuram, mas vira e mexe precisam superar os pequenos problemas do dia a dia e lidar com as próprias emoções de forma positiva. Afinal, tudo fica mais leve e divertido quando se tem amigos para compartilhar as fases da vida! É isso que o pequeno leitor aprende com a coleção Pip e Posy, escrita por Camilla Reid e ilustrada por Axel Scheffler, do best-seller Grúfalo.

Lançados pela VR Editora, os livros chegam ao sexto volume e ganham mais dois títulos no Brasil: Pip e Posy – o aniversário e Pip e Posy – o patinete. Nestas histórias, a criançada acompanha a dupla inseparável em novos dilemas. Eles precisam lidar com o bolo de aniversário arruinado, com irritações, sentimentos conflitantes, machucados e, claro, vão descobrir como ser um bom amigo e pedir desculpas nos momentos certos. 

Posy gostou muito do patinete de Pip.
Ela queria muito andar nele.
Então Posy pegou o patinete e correu o mais rápido que pôde!
Pip ficou muito zangado!

(Pip e Posy – o patinete, p. 11, 12 e 13)

Pip e Posy passam por diversos obstáculos, como perder um brinquedo favorito, não conseguir o que desejam ou enfrentar conflitos com os colegas. Essas situações proporcionam às crianças a oportunidade de se identificarem com os personagens e refletirem sobre suas próprias experiências, além de ajudá-las a enfrentar os primeiros desafios da vida na fase de crescimento.

Destinadas à idade pré-escolar, as obras desenvolvidas por Camilla e Axel contam uma escrita simples e ilustrações multicoloridas, capas almofadas e letra bastão que facilitam a leitura desde a primeira infância e deixa o contato com a literatura ainda mais agradável. Os livros também foram adaptados para o audiovisual em formato de série animada, que tornou-se um sucesso no Reino Unido.

Ficha técnica:
Títulos originais: Pip and Posy: The birthday party /
Pip and Posy: The Super Scooter 
Autora: Camilla Reid
Ilustrador: Axel Scheffler 
Número de páginas: 32 
ISBN 9788550703732 | 9788550703725
Edição/ano: 1ª ed. 2023
Gênero: Literatura infantil 
Público-alvo: 0 a 4 anos  
Formato: 25 x 25 cm 
Acabamento: Capa almofadada   
Preço: R$ 59,90 
Onde encontrarE-commerce VR Editora | E-commerce VR Editora

Comentários