Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Hetrin, HEF e HCN participam de Workshop Experiência do Paciente

Equipe durante evento (F: Divulgação)
Diretores, líderes, técnicos e equipe de gestão de pessoas dos Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN) participaram nos dias 13 e 14 de junho de um workshop sobre a Experiência do Paciente. O treinamento foi promovido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) - organização social que gere as três unidades hospitalares do Governo de Goiás - e teve como principal objetivo incorporar o enfoque da Experiência do Paciente nas organizações.

O workshop foi conduzido pela consultora Kelly Rodrigues, CEO e Fundadora da Patient Centricity Consulting, primeira empresa especializada em EP do Brasil. Durante os dois dias, ela explicou como criar, implementar e gerir um programa de excelência, tema abordado em livro de sua autoria.

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas, Ângela Chagas, a educação corporativa é uma preocupação do Imed, tanto para o crescimento dos profissionais e sua capacitação, quanto para o bem-estar dos pacientes, que recebem os cuidados finais de colaboradores cada vez mais capacitados. "Viabilizar o processo de capacitação em Experiência do Paciente para as nossas lideranças é mais uma ação do nosso processo de Educação Corporativa, que tem foco na promoção da saúde participativa dos profissionais para que possam entregar, sempre, a melhor experiência", reforça a diretora.

Durante o encontro, a consultora abordou sobre a importância do conhecimento teórico aliado à prática, trazendo contribuições para o aperfeiçoamento dos colaboradores e discutindo uma nova perspectiva de como olhar o paciente, indicando formas de realizar, continuamente, a mudança de cultura na instituição. O treinamento contou com 40 participantes e prepara os profissionais para um atendimento humanizado e centrado no paciente e em seus familiares.

O gerente de Gestão de Pessoas do IMED, Adelson Júnior, afirma que é muito importante que as diferentes áreas dos hospitais entendam a importância de seus papéis no processo da EP. "Esse movimento precisa começar com as lideranças. Daí a relevância do Workshop para o Instituto. Esses profissionais tiveram a oportunidade de aprender conceitos e vivenciar dinâmicas que serão aplicadas nas unidades", afirma o gestor.

Experiência do Paciente

A capacitação acontece baseada na metodologia dos três pilares estratégicos da experiência do paciente: segurança e qualidade assistencial; cuidado centrado no paciente; e a excelência na jornada. Esses conceitos, quando integrados, otimizam o atendimento e influenciam na percepção do paciente em todo o processo do cuidado.

Para Kelly Rodrigues, a EP é o que a pessoa vivencia em todas as dimensões (física, emocional, espiritual e social) no momento do enfrentamento da sua condição de saúde, desde o início da sua jornada até as suas perspectivas de futuro.

A especialista ainda ressalta que a metodologia engloba a experiência dos familiares e dos colaboradores. "Não tem como a gente pensar em entregar uma boa experiência para o paciente se não cuidarmos de quem cuida. Todo esse ciclo é fundamental", enfatiza.

Comentários