Medicamento inédito para tratamento de câncer de mama atenderá 100% da demanda no SUS

F: GettyImages Neste Outubro Rosa, o Ministério da Saúde recebe o primeiro lote do   Trastuzumabe Entansina , medicamento de última geração incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento do câncer de mama HER2-positivo, uma forma agressiva da doença que estimula o crescimento das células tumorais. A primeira remessa, com 11.978 unidades (6.206 de 100 mg e 5.772 de 160 mg), chegou nesta segunda-feira, 13 de outubro, ao almoxarifado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.   Ao todo, serão quatro lotes do medicamento. As próximas entregas estão previstas para dezembro de 2025, março e junho de 2026. Os insumos atenderão 100% da demanda atual pelo medicamento no SUS, beneficiando 1.144 pacientes ainda em 2025.   “É um avanço gigantesco para a oncologia nacional, com o primeiro protocolo clínico voltado a esse tratamento. Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população, que poderá reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com câ...

Gratificações para professores de Goiânia são aprovadas pela Câmara

Professores acompanham a votação (F: Mariana Capeletti)
O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (15), matéria que reajusta as gratificações de regência de classe, auxílio locomoção e pelo exercício de atividades, pesquisa, capacitação e técnico-educacionais para os professores da rede municipal de ensino de Goiânia.

De autoria do Executivo, a matéria concede reajuste de 14,95% (dividido em duas vezes) às gratificações nos vencimentos dos Profissionais da Educação (PE-I e PE-II), ativos e inativos, constantes da Tabela de Vencimento dos Servidores do Magistério Público do Município de Goiânia, referente à data-base de 2023, e de outras vantagens previstas no Estatuto do Magistério e no Plano de Carreira dos Servidores.

O projeto segue agora para a Comissão de Trabalho e Serviço Público, para a análise de mérito, antes de ir para a segunda votação em plenário.

Vereadores solicitaram ao presidente desta comissão, Izídio Alves (MDB), que convoque a reunião do colegiado para a próxima segunda-feira, dia 19, a fim de que no dia 20, o plenário possa aprovar a matéria em última votação, garantindo o pagamento do benefício reajustado este mês.

Outros profissionais da área educacional solicitam ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) o envio de matéria sobre o plano de carreira para os servidores administrativos e o pagamento da data-base.

Comentários