Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Gratificações para professores de Goiânia são aprovadas pela Câmara

Professores acompanham a votação (F: Mariana Capeletti)
O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (15), matéria que reajusta as gratificações de regência de classe, auxílio locomoção e pelo exercício de atividades, pesquisa, capacitação e técnico-educacionais para os professores da rede municipal de ensino de Goiânia.

De autoria do Executivo, a matéria concede reajuste de 14,95% (dividido em duas vezes) às gratificações nos vencimentos dos Profissionais da Educação (PE-I e PE-II), ativos e inativos, constantes da Tabela de Vencimento dos Servidores do Magistério Público do Município de Goiânia, referente à data-base de 2023, e de outras vantagens previstas no Estatuto do Magistério e no Plano de Carreira dos Servidores.

O projeto segue agora para a Comissão de Trabalho e Serviço Público, para a análise de mérito, antes de ir para a segunda votação em plenário.

Vereadores solicitaram ao presidente desta comissão, Izídio Alves (MDB), que convoque a reunião do colegiado para a próxima segunda-feira, dia 19, a fim de que no dia 20, o plenário possa aprovar a matéria em última votação, garantindo o pagamento do benefício reajustado este mês.

Outros profissionais da área educacional solicitam ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) o envio de matéria sobre o plano de carreira para os servidores administrativos e o pagamento da data-base.

Comentários