Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

Gratificações para professores de Goiânia são aprovadas pela Câmara

Professores acompanham a votação (F: Mariana Capeletti)
O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (15), matéria que reajusta as gratificações de regência de classe, auxílio locomoção e pelo exercício de atividades, pesquisa, capacitação e técnico-educacionais para os professores da rede municipal de ensino de Goiânia.

De autoria do Executivo, a matéria concede reajuste de 14,95% (dividido em duas vezes) às gratificações nos vencimentos dos Profissionais da Educação (PE-I e PE-II), ativos e inativos, constantes da Tabela de Vencimento dos Servidores do Magistério Público do Município de Goiânia, referente à data-base de 2023, e de outras vantagens previstas no Estatuto do Magistério e no Plano de Carreira dos Servidores.

O projeto segue agora para a Comissão de Trabalho e Serviço Público, para a análise de mérito, antes de ir para a segunda votação em plenário.

Vereadores solicitaram ao presidente desta comissão, Izídio Alves (MDB), que convoque a reunião do colegiado para a próxima segunda-feira, dia 19, a fim de que no dia 20, o plenário possa aprovar a matéria em última votação, garantindo o pagamento do benefício reajustado este mês.

Outros profissionais da área educacional solicitam ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) o envio de matéria sobre o plano de carreira para os servidores administrativos e o pagamento da data-base.

Comentários