Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

Goiás Cidade Musical traz repertório de músicas clássicas

O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina e a Comissão Tricentenário Cidade de Goiás promovem outra edição do projeto Goiás Cidade Musical, na lua cheia do dia 3 de junho, sábado, na cidade de Goiás. 

A programação começa com os Diálogos Musicais, às 21h30, no Palácio Conde dos Arcos. Nessa edição, acontece o concerto do pianista israelense Ammiel Bushakevitz, com curadoria de Andrea Teixeira e correalização da Rádio Nova Fogaréu.


Ammiel é um músico reconhecido internacionalmente e premiado em diversos eventos artísticos como o Wigmore Hall Competition (Londres), Schubert Competition e Hugo Wolf Competition (Stuttgart), Johannes Brahms Competition (Austria), Prix International Pro Musicis e o Concours Léopold Bellan (Paris). Ele é especialmente reconhecido por suas interpretações de Franz Schubert, que inclusive lhe rendeu um prêmio do International Schubert Institute Award de Vienna, em 2011.

 

Em 2013, Ammiel lançou seu primeiro CD solo, gravado em Paris. Além de sua performance, sua discografia também inclui diversos álbuns que acumulam premiações do BIS (Suécia), Pentatone (Holanda), Hänssler Classics (Alemanha), SOLFA (Espanha), Naxos (Hong Kong) e Gramola (Austria). Sua gravação de Schubert’s Moments foi utilizada como trilha sonora do filme austríaco Gwendolyn, da diretora Ruth Kaaserer, em 2017.

 

Serenata

 

“Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, a segunda parte da ação Goiás Cidade Musical, com curadoria de Marlene Vellasco, começa às 23h, no Largo do Rosário. A caminhada pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial será feita ao som de um repertório de canções clássicas.

Serviço:

 

Evento: Diálogos Musicais – Ammiel Bushakevitz

Data: 3 de junho

Horário: 21h30

Local: Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – cidade de Goiás)

 

Evento: 6ª Serenata de 2023

Data: 3 de junho

Horário: 23h

Local: Concentração no Largo do Rosário

Comentários