Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Goiana alerta jovens mulheres sobre relações abusivas em livro

Rochelly: alerta (Divulgação)
No lançamento Você não pode parar a garota, de Rochelly César, a personagem principal parece estar vivendo um conto de fadas: a brasileira Freya ganhou uma bolsa para estudar Literatura na Universidade de Oxford e, ao chegar no Reino Unido, se envolve com Scot, um homem famoso e atraente. Ele é mais velho, apaixonado por artes, frequenta apenas lugares cinco estrelas e oferece à protagonista todo o luxo que o dinheiro pode comprar. Mas esse envolvimento a colocará em um grande dilema com seus objetivos pessoais.

Aos 23 anos, Freya passou a adolescência e os primeiros anos da vida adulta entre os livros, no sebo de sua mãe. Focada apenas nos estudos e no sonho de ir para a Inglaterra, ela se tornou uma jovem inocente e com poucas experiências em relações amorosas. No meio de um conflito entre viver a primeira paixão e concretizar sua maior ambição profissional, ela escolhe a segunda opção.

Quem sou eu agora? O que eu sou? Vi o pânico me assumir, respiração tão ofegante que parecia não conseguir puxar o ar suficiente. Sento-me, ainda  de costas para a porta, meu corpo tremia, lágrimas jorravam entre soluços, meu coração ameaçava a falhar, tudo queima, mas sei que tudo isso está só na minha cabeça. Meu mantra, até isso ele conseguiu mudar, mudar minha vida, mudar minha visão de mundo. Scot desestabilizou meu sonho. (Você não pode parar a garota, pg. 93)

Nesta obra de leitura fluida, composta por capítulos curtos e diálogos, um terceiro nome é introduzido: Rick, que se tornará o colega de quarto de Freya. Os dois percebem que gostam da companhia um do outro e estão juntos com frequência, mas isso provocará ciúmes em Scot. Com essas experiências no exterior, a protagonista inicia uma trajetória de amadurecimento que a fará refletir sobre amor-próprio, autoconfiança e as mudanças internas provocadas por um relacionamento abusivo.

A obra é focada em mulheres jovens interessadas por livros leves de romance, entretanto, também se conecta com aqueles que estão em busca de conhecer a si mesmos e fazer as pazes com a autoestima. Para quem se interessou pela história: Você não pode parar a garota terá continuação com os impactos das decisões de Freya em busca de respeitar sua individualidade.

FICHA TÉCNICA

Título: Você não pode parar a garota
Autora: Rochelly César
Editora: Autografia
ISBN: 978-85-518-5217-0
Páginas: 190
Preço: R$ 55,90
Onde comprar: Autografia 

Comentários