Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Abaixo-assinado engaja 20 mil assinaturas para que Fifa crie punição contra manifestações racistas e LGBTfóbicas

Em apenas três dias, um
 abaixo-assinado engajou mais de 20,4 mil apoiadores pedindo que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) crie um modelo de punição institucionalizada contra clubes e torcidas que pratiquem manifestações racistas e LGBTfóbicas. 

A petição online foi aberta por um usuário da plataforma Change.org e segue em acentuado crescimento. “Não há mais espaço para preconceito, não somente no esporte, mas em nenhum lugar. Chegou a hora de isso mudar”, protesta o criador do abaixo-assinado.  
 
Confira o texto na íntegra: http://change.org/FutebolAntiRacista 

A proposta apresentada na petição inclui a perda de pontos nos campeonatos para os times de futebol que tenham torcidas cometendo os atos, bem como identificação dos torcedores agressores, com banimento dos estádios e prisão, segundo a legislação de seus países. O manifesto reivindica, ainda, que a norma seja acatada pelas confederações e ligas.

“O maior jogador de futebol, o maior jogador de basquete, o maior boxeador, a maior ginasta, o maior corredor da história, todos eram negros”, destaca o autor da petição. “Vamos juntos lutar pelo esporte como ele tem que ser: sem preconceitos, promovendo união e entretenimento saudável”, acrescenta o peticionário, chamando todos a se unirem à causa. 

O abaixo-assinado ainda lembra dos coros homofóbicos da torcida do Corinthians contra o São Paulo, em partida pelo Campeonato Brasileiro no dia 14. O criador da petição comenta que as agressões racistas contra Vini Jr são recorrentes e pede que brasileiros, estrangeiros, artistas, atletas e ex-atletas assinem para demonstrar que ele não está sozinho. 

O caso
Em disputa contra o Valência, neste domingo (21), o jogador brasileiro Vini Jr, atacante do clube espanhol Real Madrid, foi, novamente, alvo de ataques racistas da torcida rival. 

A partida acontecia no estádio Mestalla quando gritos de “mono” - macaco em espanhol - foram desferidos contra o jogador. Desde então, o caso ganhou repercussão no mundo inteiro e um forte movimento se formou para pressionar que o clube e os torcedores sejam punidos.  

Comentários