Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Professora da rede pública de ensino de Goiás lança livro infantil que reflete sobre racismo

Quem nunca ouviu falar de um objeto cor da pele? Principalmente, quando esse objeto é o famoso lápis rosa “clarinho”, usado nas tarefas de infância. A professora e neuropedagoga Erivânia Brito resolveu desconstruir essa visão de um único tom de pele, baseado em um padrão eurocêntrico, e fazer as crianças se enxergarem dentro de uma enorme paleta de cores com diversos tons de pele.

Erivânia resolveu transformar essa experiência feita em escolas públicas da cidade de Goiânia em um livro literário e tornar esse aprendizado possível para outras crianças, de uma forma lúdica e simples. Dessa vontade surgiu o livro “Onde Está Meu Lápis Cor da Pele?”. Por meio de ilustrações variadas e textos curtos, o livro é ideal para ser trabalhado em sala de aula e no ambiente doméstico, enfim, onde houver aprendizagem e educação, para que o público infantil aprenda sobre diversidade e repense padrões de beleza.

"Onde Está Meu Lápis Cor da Pele?” já está à venda, com edições limitadas.  Caso tenha interesse em deixar o seu garantido, é só entrar em contato pelo Instagram:  

 https://www.instagram.com/autoraerivaniabrito/

Comentários