Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

UBES e UNE reivindicam passe livre nos dias de ENEM

A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a UNE (União Nacional dos Estudantes) estão reivindicando em prefeituras o passe livre no transporte para estudantes nos dias de provas do Enem, no período da manhã (8h30 às 13h) e para a volta do exame (das 15 às 20h).

De acordo com a presidente da UBES, Jade Beatriz, "milhares de famílias perderam renda nos últimos anos, e nosso objetivo é 'desonerar' os estudantes que vão realizar a prova, tornar mais confortável esse desafio e impedir que faltem". Ela também realizará a prova.

Neste ano o ENEM teve uma redução de inscritos, segundo menor número desde 2005, além disso, os números de abstenção têm sido mais altos nos últimos anos.

Entre as prefeituras que receberam a reivindicação da entidade estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba,  Fortaleza, Salvador e Recife.

Comentários