Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

UBES e UNE reivindicam passe livre nos dias de ENEM

A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a UNE (União Nacional dos Estudantes) estão reivindicando em prefeituras o passe livre no transporte para estudantes nos dias de provas do Enem, no período da manhã (8h30 às 13h) e para a volta do exame (das 15 às 20h).

De acordo com a presidente da UBES, Jade Beatriz, "milhares de famílias perderam renda nos últimos anos, e nosso objetivo é 'desonerar' os estudantes que vão realizar a prova, tornar mais confortável esse desafio e impedir que faltem". Ela também realizará a prova.

Neste ano o ENEM teve uma redução de inscritos, segundo menor número desde 2005, além disso, os números de abstenção têm sido mais altos nos últimos anos.

Entre as prefeituras que receberam a reivindicação da entidade estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba,  Fortaleza, Salvador e Recife.

Comentários