Câmara desampara meninas vítimas de estupro e aprova o PDL da Pedofilia

F: Divulgação Um dia após a aprovação do PDL 3/2025 pela Câmara dos Deputados, a campanha  Criança Não é Mãe   publicou uma nota que classifica  a decisão como “constrangedora, desumana e politicamente obscena”. O projeto suspende a Resolução 258/2024 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que estabelece o fluxo de atendimento para meninas vítimas de violência sexual. Na nota, a campanha observa que a Resolução 258/2024 não cria novos direitos, mas apenas organiza o acesso ao aborto legal, previsto desde 1940 no Código Penal, e orienta profissionais de saúde, escolas e conselhos tutelares a garantir acolhimento e sigilo. Portanto, com a aprovação do PDL 3/2025, a Câmara desautoriza uma norma de proteção e expõe meninas engravidadas por estupradores à revitimização e à tortura institucional. “É execrável ter um Parlamento que afirma defender a infância fingindo não saber o que significa obrigar uma criança a seguir com a gravidez decorrent...

UBES e UNE reivindicam passe livre nos dias de ENEM

A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e a UNE (União Nacional dos Estudantes) estão reivindicando em prefeituras o passe livre no transporte para estudantes nos dias de provas do Enem, no período da manhã (8h30 às 13h) e para a volta do exame (das 15 às 20h).

De acordo com a presidente da UBES, Jade Beatriz, "milhares de famílias perderam renda nos últimos anos, e nosso objetivo é 'desonerar' os estudantes que vão realizar a prova, tornar mais confortável esse desafio e impedir que faltem". Ela também realizará a prova.

Neste ano o ENEM teve uma redução de inscritos, segundo menor número desde 2005, além disso, os números de abstenção têm sido mais altos nos últimos anos.

Entre as prefeituras que receberam a reivindicação da entidade estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba,  Fortaleza, Salvador e Recife.

Comentários