Câmara desampara meninas vítimas de estupro e aprova o PDL da Pedofilia

F: Divulgação Um dia após a aprovação do PDL 3/2025 pela Câmara dos Deputados, a campanha  Criança Não é Mãe   publicou uma nota que classifica  a decisão como “constrangedora, desumana e politicamente obscena”. O projeto suspende a Resolução 258/2024 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que estabelece o fluxo de atendimento para meninas vítimas de violência sexual. Na nota, a campanha observa que a Resolução 258/2024 não cria novos direitos, mas apenas organiza o acesso ao aborto legal, previsto desde 1940 no Código Penal, e orienta profissionais de saúde, escolas e conselhos tutelares a garantir acolhimento e sigilo. Portanto, com a aprovação do PDL 3/2025, a Câmara desautoriza uma norma de proteção e expõe meninas engravidadas por estupradores à revitimização e à tortura institucional. “É execrável ter um Parlamento que afirma defender a infância fingindo não saber o que significa obrigar uma criança a seguir com a gravidez decorrent...

Pets veganos? Especialista alerta para cuidados essenciais

F: Istock
O veganismo tem ganhado espaço entre os humanos, sendo adotado por motivos éticos, ambientais e de saúde. Essa escolha envolve a exclusão total de produtos de origem animal na dieta. E, com o crescimento desse estilo de vida, alguns tutores passaram a refletir sobre a alimentação dos seus pets.

“Essa filosofia preza pelo não sofrimento animal em diversos aspectos, como na alimentação, no uso de couro e no trabalho em carroças. Dito isso, não temos animais veganos, mas é possível eles serem vegetarianos, desde que recebam suplementação adequada. Privar algumas espécies de suas necessidades fisiológicas causa sofrimento e vai contra os princípios do próprio veganismo”, esclarece Matheus Wagner, coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Fortaleza.

Algumas pessoas escolhem esse tipo de dieta para os animais por motivos ideológicos, mas é importante lembrar que cada espécie tem necessidades nutricionais próprias e elas precisam ser levadas em consideração. “Uma mudança deste porte requer muito planejamento e acompanhamento por um veterinário nutricionista para todos os componentes essenciais serem sumplementados, principalmente as vitaminas do complexo B”, pontua.

Todos os nutrientes necessários devem estar incluídos na dieta para preservar a saúde e o bem-estar dos pets. “Cães e gatos se classificam como carnívoros. Ou seja, eles precisam receber alguns nutrientes encontrados apenas em quantidade suficiente na proteína animal. E ela tende a vir da carne, pois possui todos os aminoácidos que precisam”, declara Matheus.

A transição para uma alimentação vegana, assim como com as rações industrializadas, deve ser feita de forma gradual e segura. Alterações rápidas na dieta podem prejudicar a flora intestinal e causar diarreia. Por isso, o acompanhamento contínuo de um médico-veterinário é indispensável.

Comentários