Genial/Quaest: A um ano da eleição de 2026, Lula mantém liderança em todos os cenários de 1º e 2º turnos

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra que, a um ano da eleição presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança em todos os cenários de 1º e 2º turnos. Nas oito simulações de 1º turno, Lula tem entre 35% e 43% das intenções de voto. O melhor desempenho entre os candidatos oposicionistas é do ex-presidente Jair Bolsonaro, que caso reverta a inelegibilidade teria 26%. Michelle Bolsonaro teria 21% e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas,18%. 2º turno   – Em eventual segundo turno, Lula continua à frente de todos os seus possíveis adversários, com intenções de voto entre 41% e 47%. A menor diferença, de 9 pontos percentuais, é contra o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, que teria 32% e é o único candidato que perderia por menos de 10 pontos percentuais. A maior, de 23 pontos, é contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSD, que teria 22% dos votos, 7 pontos percentuais abaixo dos que dizem que votarão em bran...

Pesquisadores da UEPB desenvolvem canudo que muda de cor ao detectar metanol em bebidas adulteradas

F: Divulgação
Pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveram uma inovação que pode ajudar a prevenir intoxicações e mortes causadas por bebidas adulteradas: um canudo capaz de mudar de cor ao identificar a presença de metanol, substância altamente tóxica e frequentemente usada ilegalmente na fabricação de bebidas alcoólicas falsificadas.

O dispositivo, que se assemelha a um canudo comum, contém reagentes químicos sensíveis ao metanol. Quando o líquido é aspirado, ocorre uma reação que altera imediatamente a coloração do material, indicando ao usuário se a bebida está contaminada.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o objetivo é oferecer uma forma simples, acessível e rápida de detectar adulterações em bebidas — especialmente em festas, bares e eventos onde o consumo de produtos de procedência duvidosa é mais comum.

Os testes realizados em laboratório mostraram alta precisão na detecção de pequenas concentrações de metanol. A equipe agora busca parcerias com empresas e órgãos de saúde para viabilizar a produção em larga escala e a certificação do produto.

“É uma ferramenta de prevenção que pode salvar vidas, evitando tragédias causadas por bebidas clandestinas”, afirmou um dos pesquisadores do projeto, o o professor David Fernandes.

Comentários