Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

Goiás alcança 2º lugar no Índice de Transparência e Governança Pública

Reprodução
O Estado de Goiás alcançou a segunda posição nacional no Índice de Transparência e Governança Pública 2025, divulgado nesta terça-feira (30) pela ONG Transparência Internacional – Brasil, ficando atrás apenas do Espírito Santo, que obteve 95 pontos. Com 93,4 pontos, o governo goiano recebeu a classificação “Ótimo”, consolidando-se entre os estados mais transparentes do país. O ranking considera os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Na avaliação anterior, Goiás estava em 5º lugar, com 83 pontos.

O levantamento analisa oito dimensões de transparência e governança. Goiás superou os 90 pontos em sete delas, e pontuação máxima em três: Legal, Transformação Digital e Dados. “O Governo de Goiás está entre os seis estados que alcançaram um nível de transparência ‘ótimo’, demonstrando maturidade na maior parte dos indicadores avaliados”, diz o relatório da ONG sobre o desempenho goiano.

O texto também destaca os principais pontos positivos do Estado: “existência de normas sobre interações com grupos de interesse e de proteção ao denunciante; disponibilização de sistema completo de agendamento digital de serviços públicos; promoção da inovação nas políticas de transparência e combate à corrupção por meio de laboratório de inovação; e publicação de Planos de Dados Abertos vigentes, inventário e catálogo de dados abertos disponíveis”.

Goiás também se destacou em avaliação semelhante realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em 2024, sendo o primeiro e único estado a atingir a pontuação máxima de 100% na avaliação anual de transparência pública, recebendo selo diamante, o nível mais alto, consolidando-se assim Goiás como referência em governança e responsabilidade na administração pública.

Comentários