O Circuito 100 Anos do Art Déco é uma iniciativa nacional promovida pela Elysium Sociedade Cultural para celebrar o centenário do movimento que revolucionou a arquitetura, o design e as artes no século XX. Em Goiânia, o evento acontece nesta quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 16h, no Museu Frei Confaloni, um dos principais marcos do patrimônio art déco da cidade, localizado na antiga Estação Ferroviária. O tema central será os 100 anos do Art Déco, com ênfase em Goiânia, conhecida como “a cidade nascida Art déco”, já que seu planejamento urbano e os primeiros edifícios foram moldados por esse estilo. A proposta é estimular uma reflexão sobre a importância e a preservação do acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reconhecido como um dos mais relevantes do mundo.
O circuito já passou por Salvador (11 de outubro), Rio de Janeiro (14 de outubro) e São Paulo (18 de outubro). Em Goiânia, a mesa de debates contará com a presença da arquiteta Mirian de Paula Rodrigues Belo, da designer Genilda Alexandria, do diretor-técnico da Elysium e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wolney Unes, sob mediação da historiadora Rachel Wider, coordenadora acadêmica do projeto.
Durante a programação, também serão lançados livros editados pela Elysium, reforçando o compromisso da instituição com a pesquisa, a preservação e a divulgação do patrimônio modernista brasileiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Google Forms.
Os participantes que tiverem interesse poderão solicitar certificado, que será emitido pelo Centro de Estudos Brasileiros (CEB), da Universidade Federal de Goiás.
Conheça a Elysium Sociedade Cultural
A Elysium Sociedade Cultural é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1989, na cidade de Curitiba (PR), pelo casal de imigrantes Ragnhild e Guido Borgomanero. Seu propósito inicial era fomentar a cultura musical clássica, promovendo concertos, óperas, gravações de CDs e tournées, reunindo músicos brasileiros e estrangeiros. Nesse período, a instituição também ofereceu bolsas de estudos a artistas nacionais e organizou cursos de história da arte, fortalecendo a formação e o desenvolvimento cultural.
Em 2009, a Elysium passou por um processo de expansão e reestruturação, transferindo sua sede para Goiânia, no coração do Brasil. Essa mudança marcou o início de uma atuação mais ampla, voltada para a valorização e a preservação do patrimônio artístico e cultural. A instituição passou a integrar um grupo de pesquisa acadêmica, memória e patrimônio cultural, com mais de uma década de experiência, consolidando-se como o braço executivo desse coletivo e fortalecendo seu compromisso com a cultura brasileira. Para saber mais, acesse https://elysium.org.br.
Serviço:
Evento: Circuito 100 Anos do Art Déco - Goiânia, a cidade nascida art déco
Data: 22 de outubro (quarta-feira)
Horário: 16 horas
Local: Antiga Estação Ferroviária (Av. Goiás, 1799 - St. Central)
Realização: Elysium Sociedade Cultural
Comentários
Postar um comentário