AGU derruba postagem de intolerância religiosa no X

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu remover conteúdo com discurso de ódio e intolerância religiosa contra judeus e muçulmanos na rede social X, ex-Twitter. Ao compartilhar na plataforma uma notícia sobre injúria racial contra uma pessoa muçulmana em Barueri (SP), o usuário denunciado escreveu: “temos de cortar o mal pela raiz seja judeu ou muçulmano” (sic). A AGU notificou extrajudicialmente a plataforma, que efetivou a remoção dentro do prazo de 72 horas. A AGU tomou conhecimento do conteúdo por meio do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Siade recebe denúncias por comportamento ou discurso de ódio, o que inclui preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, religião e quaisquer outras formas de discriminação ou ideologias odiosas, mesmo no período entre eleições. A notificação extrajudicial foi encaminhada ao X pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD). No documento, a PNDD informou que o coment...

23ª Goiânia Mostra Curtas abre programação amanhã, terça-feira (7), às 20h, no Teatro Goiânia

Entressonho (GO) F: Divulgação
A 23ª Goiânia Mostra Curtas será realizada entre os dias 7 e 12 de outubro, com cerimônia de abertura marcada para as 20h do dia 7 de outubro, terça, no Teatro Goiânia. O festival, realizado pelo Icumam Cultural e sob direção geral de Maria Abdalla, reafirma seu papel como impulsionador do setor audiovisual no estado. 

Reconhecido nacionalmente como um dos festivais mais longevos e relevantes dedicados ao curta-metragem no Brasil, a Goiânia Mostra Curtas já recebeu milhares de filmes e se consolidou pelo compromisso com a diversidade cultural, a valorização regional e a democratização do acesso ao audiovisual. Mais do que uma vitrine para produções de curta duração, o festival se firmou como um território fértil para o surgimento de novas linguagens, estéticas e formas de narrar o país.

 

“Para nós, a Goiânia Mostra Curtas sempre foi mais que um festival; é uma plataforma viva de visibilidade, formação e articulação. Nossas mais de duas décadas contam a história do cinema brasileiro através de suas lutas, resistências e conquistas coletivas. É com este espírito que seguimos projetando Goiás nacionalmente e fortalecendo cada elo da cadeia audiovisual”, celebra Maria Abdalla, diretora-geral do festival.

 

A 23ª Goiânia Mostra Curtas será realizada no tradicional mês de outubro, reafirmando o Teatro Goiânia como palco central do festival. O espaço simbólico, situado no coração da cidade, receberá o público para a exibição dos filmes e atividades presenciais.

 

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura da 23ª Goiânia Mostra Curtas contará com homenagem à atriz Marcélia Cartaxo, referência do cinema brasileiro. Descoberta por Suzana Amaral, Marcélia Cartaxo eternizou a personagem Macabéa em A Hora da Estrela, papel que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília. Com uma carreira que transita entre teatro, televisão e cinema, também dirigiu quatro curtas-metragens: Tempo de IraDe LuaRedemunho e Casa de Louvor. Entre seus trabalhos mais marcantes estão Madame Satã, de Karim Aïnouz (Prêmio Grande Otelo de Melhor Atriz, 2002), Pacarrete, de Allan Deberton (Kikito de Melhor Atriz, 2019) e A Mãe, de Cristiano Burlan (Kikito de Melhor Atriz, 2022). A atriz será homenageada pela mostra em celebração à sua trajetória artística, seguida da exibição do filme Umbilina e sua grande rival (dir. Marlon Meirelles, 2024), estrelado por Marcélia.

 

A noite também prestará homenagem póstuma ao crítico de cinema, ensaísta, professor, roteirista, escritor e diretor Jean-Claude Bernadet (1936–2025), e à produtora audiovisual Zita Carvalhosa, criadora do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo.


Encerrando a programação de abertura, a cantora, compositora e produtora musical Jaloo apresenta um pocket show que promete emocionar o público e dar o tom festivo à noite. Artista paraense de destaque, Jaloo acumula passagens por festivais como Lollapalooza, atuações no cinema, direção de videoclipes e colaborações com nomes como Karol Conká, Lia Clark e Gaby Amarantos. Repertório do Pocket Show: OcitocinaAh! Dor!Last DanceVemA CidadeInsightChuvaSay GoodbyeProfanoQ.S.A.Eu te ameiCéu Azul e Pa Parará.

Comentários