Genial/Quaest: Confronto com Trump ajuda governo Lula a recuperar popularidade

(F: Ricardo Stuckert/PR) A quarta rodada de 2025 da pesquisa   Genial/Quaest , que a partir de agora passa a ser mensal, mostra que a desaprovação do governo Lula variou de 57% para 53%. A aprovação subiu de 40% para 43%. A melhora se deu de forma significativa fora das bases de apoio tradicionais, tais como: renda mensal de 2 a 5 salários-mínimos, ensino superior completo, quem não é beneficiário do Bolsa Família, e no Sudeste, região mais populosa do país. Para o cientista político Felipe Nunes, CEO da Quaest, o principal motivo para inversão na desaprovação que vinha sendo registrada foi a briga com o presidente norte-americano.   “A recuperação do governo aconteceu na classe média, com maior escolaridade, no Sudeste. São os segmentos mais informados da população, que se percebem mais prejudicados pelas tarifas de Trump, e que consideram que Lula está agindo de forma correta até aqui, por isso passam a apoiar o governo  “, explica. Avaliação  - A avaliaç...

23ª Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para Laboratório de Roteiros Audiovisuais – Ficção e Documentário

Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Roteiros Audiovisuais da 23ª Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de curtas-metragens, que será realizado entre 7 e 12 de outubro de 2025, no Teatro Goiânia. Poderão participar do Laboratório roteiristas, diretoras/es, estudantes, profissionais de audiovisual que residam no estado de Goiás.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente a partir desta quarta-feira, 25 de junho, até o dia 14 de julho às 23:59 (horário de Brasília), pelo site oficial do festival www.goianiamostracurtas.com.brSerão ofertadas seis vagas ao todo, sendo três para cada um dos laboratórios oferecidos: Roteiro de ficção (curta ou longa-metragem) e Roteiro de documentário (curta ou longa-metragem).

O Laboratório de Roteiros Audiovisuais – Ficção da 23ª Goiânia Mostra Curtas oferece consultoria individual para três projetos de curta ou longa-metragem em fase inicial de desenvolvimento. Cada projeto selecionado participará de um encontro de duas horas com a tutora Nina Kopko (diretora, roteirista e consultora), voltado à análise da proposta narrativa. A consultoria se concentra na articulação das ideias centrais, no desenvolvimento do tema dentro da premissa, na construção de personagens, na estrutura narrativa e nos códigos de gênero cinematográficos. A proposta é oferecer ferramentas para que o projeto avance com mais coesão e potência criativa, e abrir possibilidades para a construção do roteiro cinematográfico.

O Laboratório de Roteiros Audiovisuais – Documentário da 23ª Goiânia Mostra Curtas oferece consultoria individual para três projetos de curta ou longa-metragem em fase inicial de desenvolvimento. Com base nos projetos selecionados, o tutor Diego Paulino (cineasta e roteirista) oferecerá orientação especializada para o desenvolvimento, estruturação e aprimoramento de roteiros de documentários, oferecendo ferramentas que auxiliem na organização do projeto para que a produção seja viabilizada.

O Laboratório de Roteiros Audiovisuais é voltado para profissionais que buscam aprimorar projetos em estágio mais avançado. "Nosso objetivo é oferecer um laboratório de nível avançado para quem já possui um argumento ou roteiro desenvolvido e busca consultoria especializada", explica Maria Abdalla, diretora-geral do festival. O Laboratório, realizado pela 23ª Goiânia Mostra Curtas, reforça ainda seu compromisso com a diversidade, buscando compor uma seleção plural que represente as múltiplas vozes e perspectivas do cinema goiano.

Comentários