Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Geração Vegana busca soluções plant-based para nomear ao Prêmio Earthshot

Indicações abertas (Foto: Divulgação)
A Geração Vegana acaba de anunciar que se tornou a primeira — e atualmente a única — organização vegana a fazer parte da equipe oficial de nomeações do Prêmio Earthshot. Isto permite que a organização busque grupos, empresas e campanhas veganas de alto impacto e nomeie aqueles que se enquadram nos critérios da premiação.

Por isso, a organização abriu uma chamada para identificar iniciativas veganas de alto impacto em todo o mundo. As sugestões podem ser de grupos, empresas e campanhas que trabalham por uma alimentação à base de plantas.


Como enviar sugestões:

Para enviar sugestões de grupos, empresas ou campanhas que possam ser nomeadas ao prêmio, basta acessar o site GeracaoV.org e preencher o formulário.


Todos os indicados devem:

1. Promover ou fomentar um sistema alimentar à base de plantas.

2. Ter impacto e escalabilidade mensuráveis.

3. Impulsionar mudanças significativas, através da educação, mudança de alimentação, de políticas, etc.

4. Ajudar a proteger e restaurar a natureza (terras, florestas, rios, oceanos e vida selvagem).

5. Ser inclusivo, igualitário e benéfico para os animais humanos e não humanos.


Passo a passo do processo de indicação:

1. Todas as sugestões devem ser enviadas à Geração Vegana até 30 de novembro.


2. A equipe sênior de estratégia da Geração Vegana avaliará cada uma para garantir que os critérios sejam totalmente atendidos e então nomeará oficialmente as soluções elegíveis ao prêmio Earthshot. Isso vai acontecer até 15 de dezembro.


3. De janeiro a março de 2024, o Painel Consultivo de Especialistas Earthshot, incluindo os especialistas nomeados pela Geração Vegana, avaliará todas as nomeações para a categoria Proteger e Restaurar a Natureza.


4. Em setembro de 2024 (data a ser confirmada), o Earthshot publicará os nomes dos 15 finalistas em todas as cinco categorias.


5. Em novembro de 2024 (data a ser confirmada), o Earthshot anunciará os cinco vencedores - incluindo um da categoria Proteger e Restaurar o Meio Ambiente - que eceberão um prêmio de 1 milhão de libras cada para ajudar a promover seu importante trabalho.


Outras conquistas da campanha

A Geração Vegana também foi convidada a selecionar dois especialistas para participar do Painel Consultivo de Especialistas do Earthshot para a categoria ‘Proteger e Restaurar a Natureza’ do prêmio.


A organização convidou o pesquisador da Universidade de Oxford, Joseph Poore, e a cientista do Our World in Data, Dra. Hannah Ritchie, a fazerem parte ao painel, e ambos já aceitaram assumir este importante papel de avaliar todas as nomeações e ajudar a escolher os finalistas.


Histórico da Campanha

Em setembro, a Geração Vegana iniciou uma campanha pedindo para o Prêmio Earthshot incluir uma categoria para as soluções à base de plantas em seu prêmio global pelo meio ambiente. O pedido foi apoiado por estrelas internacionais como Olivia Colman, Emma Thompson e Alicia Silverstone e Sharon Osbourne, e nacionais como Luisa Mell, Rodrigo Dorado, Emiliano d’Avila, Natália Rosa, Dani Moreno e Leyllah Diva Black. Na ocasião, a ONG pfereceu o valor de 1 milhão de libras para o prêmio inaugural na sexta categoria: “Promover um Sistema Alimentar à Base de Plantas”. A campanha ganhou as manchetes em todo o mundo e, embora a categoria não tenha sido criada, a Geração Vegana já considera o resultado alcançado um grande sucesso.

Comentários