Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

TIM ativa 5G em Anápolis, Pirenópolis e Rio Quente


A TIM acaba de ativar a rede 5G em Anápolis, Pirenópolis e Rio Quente, levando agora a nova tecnologia a seis importantes cidades de Goiás. Além desses três municípios, o 5G da TIM está presente em Goiânia, Caldas Novas e Aparecida de Goiás. Em Anápolis, o sinal 5G passará a estar presente em 119 bairros da cidade, que conta com uma revenda e 102 pontos de recarga. No estado de Goiás a TIM está presente com 24 revendas, 7 lojas próprias e 3.112 pontos de recarga.

Considerada a segunda maior potência econômica do estado, o município conta com amplo polo industrial com destaque nos ramos farmacêuticos e da agroindústria, sendo um destaque nacional em razão do seu grande potencial logístico. A cidade é cortada pelas rodovias federais BR-153, BR-060 e BR-414, pelas rodovias estaduais GO-222, GO-330, GO-437 e GO-560 e pela Ferrovia Centro-Atlântica, sendo ponto inicial da Ferrovia Norte Sul.

“A chegada do 5G em Anápolis abre oportunidades para o investimento em tecnologia e inovação das grandes empresas que estão presentes no município. Com uma tecnologia muito mais rápida e segura, outros serviços podem ser desenvolvidos neste importante polo industrial para o estado, afirma a diretora da TIM Centro-Oeste e Norte, Graciela Berlezi.

Com a cobertura das novas três cidades, a TIM amplia o seu alcance em importantes destinos turísticos de Goiás. Uma expansão alinhada ao crescimento nacional e que engloba também cidades turísticas do Rio de Janeiro, como Angra dos Reis, Paraty, Nova Friburgo e Búzios; e de Minas Gerais, como Ouro Preto, Uberaba e Sete Lagoas. 

“Assim como a TIM vem fazendo em outros estados, fechamos um importante circuito turístico em Goiás. A rota que envolve Pirenópolis, Rio Quente e Caldas Novas está entre as mais procuradas do estado pelos viajantes. São cidades onde a rede 5G pode impulsionar a economia local, sobretudo o turismo, principal fonte de renda desses municípios. Estamos promovendo um salto de qualidade de conectividade entre os moradores da cidade e milhões de turistas que visitam os três municípios anualmente”, reforça Berlezi.

A ampliação endossa um reconhecimento importante para o trabalho da operadora com foco na qualidade do serviço: recentemente, a TIM foi vencedora do prêmio "Qualidade Consistente”, conforme último relatório publicado pela empresa de análise de serviços móveis Opensignal. A categoria avalia a frequência com que a experiência dos usuários em uma rede é adequada para atender às demandas dos aplicativos mais exigentes por eles utilizados. A empresa também foi a primeira colocada em “Alcance 5G” e “Disponibilidade 5G”.

Para usar o 5G da TIM, basta possuir um smartphone compatível com a tecnologia, sem necessidade de troca de chip. Com quase metade das antenas do país, a TIM continuará expandindo a cobertura 5G em Goiás, de acordo com as demandas de mercado e a viabilidade técnica de cada município. 

Comentários