Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

Aava aciona Ministério Público contra caos na coleta de lixo de Goiânia

A vereadora Aava Santiago (PSDB) acionou, nesta sexta-feira, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) contra o caos instalado em Goiânia pela falta de coleta de lixo. Em Notícia Fato protocolada  contra a administração municipal, em nome do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), a parlamentar cobra medidas contra a "falta da coleta de lixo, um problema que tem se agravado consideravelmente nos últimos dias, comprometendo a saúde pública, o bem-estar da população e o meio ambiente".

A peça inclui fotos de lixo acumulado em várias regiões de Goiânia enviadas por moradores. Aava ressalta a gravidade do problema, que vem se arrastando ao longo do ano, mas que atingiu níveis alarmantes nos últimos dias. Mesmo bairros elitizados, que geralmente recebem mais atenção do poder público, sofrem com o acúmulo de detritos, o que revela que, aparentemente, a capacidade da Comurg de realizar a coleta entrou em colapso.

De acordo com a denúncia, alguns bairros da capital estão há duas semanas sem o serviço. "A cidade está completamente tomada pelo lixo, o que demonstra a falta de coleta diária e a irresponsabilidade do gestor público". O documento pede que o MP inicie uma investigação sobre os motivos da não realização do serviço e tome medidas para garantir o retorno à normalidade em nome de "uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes de Goiânia".

 

Comentários