Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Estudantes de Catalão e Ouvidor recebem projeto de educação ambiental no mês de setembro

Educação ambiental na prática (F: Divulgação)
Promover a conexão entre jovens e adolescentes e os desafios lançados juntamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos por 193 países junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e divulgados mundialmente, é o intuito do Projeto Contos e Olhares. Iniciativa que chega em setembro, mês em que se comemora o Dia Global dos ODS (25), à instituições e escolas de Catalão e Ouvidor.

A iniciativa patrocinada pela CMOC via Lei de Incentivo à Cultura, é executada pela SRA Produções, com o apoio da ONG ImageMagica, e acontece entre os dias 11 e 29 de setembro na Associação Laços do Bem, junto ao Projeto Encanto Sonoro, no Quartel General da Polícia Militar – 18º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás, junto aos participantes do Projeto PM Mirim, e no Instituto Federal Goiano, todos em Catalão. Já entre os dias 25 e 29 de setembro, as atividades ocorrerão na Escola Municipal Professora Ediene da Silva Dias em Ouvidor.

Espera-se com as atividades programadas no projeto criar um diálogo entre a temática, os participantes e seu próprio cotidiano, despertando o compromisso com a sustentabilidade em geral e boas práticas de economia de água, combate à poluição entre outras ações que contribuam para a implantação dos ODS, compartilhando a responsabilidade entre sociedade, poder público e iniciativa privada.

O projeto contempla oficinas de contação de histórias que trabalharão temáticas cotidianas, reflexões sobre sonhos, poesias, entre outros, para propiciar o desenvolvimento socioemocional, a criatividade, imaginação e interação entre os jovens e contribuir para complementar o olhar e a produção fotográfica, que posteriormente se transformará em exposição itinerante. Além disso, nas etapas realizadas em parceria com os projetos sociais serão construídas hortas, com o auxílio dos participantes e da comunidade.

Para finalizar o projeto será realizada palestra de fechamento com o intuito de compartilhar as vivências presenciadas durante as atividades, reflexões e aprendizados. A palestra tem o objetivo de incentivar ainda mais os estudantes a terem contato com a terra e o meio em que vivem, pensando em sua relação com a alimentação e o mundo.

Comentários