Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Especialistas discutem em podcast o tema Bullying nas escolas: como ajudar seus filhos nessa situação?

Podcast discute bullying nas escolas (Reprodução)
O bullying tem sido um dos maiores problemas enfrentados no ambiente escolar e a principal forma de violência praticada nesse espaço. As ações decorrentes desse ato podem levar à alta incidência de violência nas escolas, podendo resultar em desafios para a saúde mental, como fobia, isolamento social, depressão e ansiedade. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano, caracterizando a segunda maior causa de mortes entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, e o bullying pode estar relacionado a essa estatística.

 

Um estudo realizado pela UNICEF revelou que mais de 150 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos de diferentes países já tiveram alguma experiência de violência dentro ou ao redor da escola envolvendo seus pares. Só no Brasil, 14,8% dos estudantes com idades semelhantes já mencionaram faltar à aula por não se sentir protegidos dentro e fora do ambiente escolar, e outros 7,4% foram vítimas de bullying. Dessa forma, a escola precisa ser vista como um lugar de acolhimento e de escuta para que possa ser um alicerce contra a luta de comportamentos prejudiciais adquiridos por esse problema social.

 

Nesse contexto, as idealizadoras da SOS Educação, Taís e Roberta Bento, vão debater o tema "Bullying nas escolas: como ajudar seus filhos nessa situação?" no podcast PodEducar, iniciativa realizada em parceria com a Rede Pitágoras. Fabiana Pereira de Santana, assessora pedagógica do programa socioemocional Líder em Mim, é a convidada da conversa neste terceiro episódio, que será lançado na quarta-feira, dia 27. O assunto também traz à tona uma reflexão necessária durante a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

 

O podcast PodEducar tem como objetivo apoiar pais e educadores, abordando temas sobre educação de crianças e adolescentes, que são relevantes para pais, família e escola, melhorando ainda mais a relação entre essas entidades tão importantes na formação de cada indivíduo.

 

Todos os meses, um novo episódio está sendo lançado no intuito de promover conversas sobre questões familiares que, costumeiramente, ficam para fora da sala de aula, seja no momento da tarefa de casa, no bate-papo de domingo ou até mesmo no carro, quando o estudante faz alguma pergunta despretensiosa e que requer cautela dos pais para responder de maneira adequada. 

 

Para acompanhar o PodEducar, basta acessar o canal oficial da Rede Pitágoras no Youtube e no instagram @redepitagoras 

Comentários