O 1% mais rico esgotou sua cota justa de emissões de carbono para 2026 em apenas 10 dias, diz a Oxfam

(F: Divulgação) O 1% mais rico já exauriu seu orçamento anual de carbono - a quantidade de CO₂ que pode ser emitida mantendo-se dentro do limite de 1,5°C de aquecimento - em apenas dez dias do ano, de acordo com uma nova análise da Oxfam internacional. Se considerado apenas o 0,1% mais rico, essa parcela já havia usado seu limite de carbono no dia 3 de janeiro. O dia 10 de janeiro, denominado pela Oxfam como “Dia dos Ricos Poluidores”, destaca como os super-ricos são desproporcionalmente responsáveis por impulsionar a crise climática. Estima-se que as emissões do 1% mais rico geradas em apenas um ano causarão 1,3 milhão de mortes relacionadas ao calor até o final do século. Décadas de consumo excessivo de emissões pelos super-ricos do mundo também estão causando danos econômicos significativos a países de baixa e média-baixa renda, que podem somar US$ 44 trilhões até 2050. Para permanecer dentro do limite de 1,5°C, o 1% mais rico teria de reduzir suas emissões em 97% até 2030. Enquanto...

Especialistas discutem em podcast o tema Bullying nas escolas: como ajudar seus filhos nessa situação?

Podcast discute bullying nas escolas (Reprodução)
O bullying tem sido um dos maiores problemas enfrentados no ambiente escolar e a principal forma de violência praticada nesse espaço. As ações decorrentes desse ato podem levar à alta incidência de violência nas escolas, podendo resultar em desafios para a saúde mental, como fobia, isolamento social, depressão e ansiedade. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano, caracterizando a segunda maior causa de mortes entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, e o bullying pode estar relacionado a essa estatística.

 

Um estudo realizado pela UNICEF revelou que mais de 150 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos de diferentes países já tiveram alguma experiência de violência dentro ou ao redor da escola envolvendo seus pares. Só no Brasil, 14,8% dos estudantes com idades semelhantes já mencionaram faltar à aula por não se sentir protegidos dentro e fora do ambiente escolar, e outros 7,4% foram vítimas de bullying. Dessa forma, a escola precisa ser vista como um lugar de acolhimento e de escuta para que possa ser um alicerce contra a luta de comportamentos prejudiciais adquiridos por esse problema social.

 

Nesse contexto, as idealizadoras da SOS Educação, Taís e Roberta Bento, vão debater o tema "Bullying nas escolas: como ajudar seus filhos nessa situação?" no podcast PodEducar, iniciativa realizada em parceria com a Rede Pitágoras. Fabiana Pereira de Santana, assessora pedagógica do programa socioemocional Líder em Mim, é a convidada da conversa neste terceiro episódio, que será lançado na quarta-feira, dia 27. O assunto também traz à tona uma reflexão necessária durante a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

 

O podcast PodEducar tem como objetivo apoiar pais e educadores, abordando temas sobre educação de crianças e adolescentes, que são relevantes para pais, família e escola, melhorando ainda mais a relação entre essas entidades tão importantes na formação de cada indivíduo.

 

Todos os meses, um novo episódio está sendo lançado no intuito de promover conversas sobre questões familiares que, costumeiramente, ficam para fora da sala de aula, seja no momento da tarefa de casa, no bate-papo de domingo ou até mesmo no carro, quando o estudante faz alguma pergunta despretensiosa e que requer cautela dos pais para responder de maneira adequada. 

 

Para acompanhar o PodEducar, basta acessar o canal oficial da Rede Pitágoras no Youtube e no instagram @redepitagoras 

Comentários