Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Especialistas discutem em podcast o tema Bullying nas escolas: como ajudar seus filhos nessa situação?

Podcast discute bullying nas escolas (Reprodução)
O bullying tem sido um dos maiores problemas enfrentados no ambiente escolar e a principal forma de violência praticada nesse espaço. As ações decorrentes desse ato podem levar à alta incidência de violência nas escolas, podendo resultar em desafios para a saúde mental, como fobia, isolamento social, depressão e ansiedade. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano, caracterizando a segunda maior causa de mortes entre jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, e o bullying pode estar relacionado a essa estatística.

 

Um estudo realizado pela UNICEF revelou que mais de 150 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos de diferentes países já tiveram alguma experiência de violência dentro ou ao redor da escola envolvendo seus pares. Só no Brasil, 14,8% dos estudantes com idades semelhantes já mencionaram faltar à aula por não se sentir protegidos dentro e fora do ambiente escolar, e outros 7,4% foram vítimas de bullying. Dessa forma, a escola precisa ser vista como um lugar de acolhimento e de escuta para que possa ser um alicerce contra a luta de comportamentos prejudiciais adquiridos por esse problema social.

 

Nesse contexto, as idealizadoras da SOS Educação, Taís e Roberta Bento, vão debater o tema "Bullying nas escolas: como ajudar seus filhos nessa situação?" no podcast PodEducar, iniciativa realizada em parceria com a Rede Pitágoras. Fabiana Pereira de Santana, assessora pedagógica do programa socioemocional Líder em Mim, é a convidada da conversa neste terceiro episódio, que será lançado na quarta-feira, dia 27. O assunto também traz à tona uma reflexão necessária durante a campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

 

O podcast PodEducar tem como objetivo apoiar pais e educadores, abordando temas sobre educação de crianças e adolescentes, que são relevantes para pais, família e escola, melhorando ainda mais a relação entre essas entidades tão importantes na formação de cada indivíduo.

 

Todos os meses, um novo episódio está sendo lançado no intuito de promover conversas sobre questões familiares que, costumeiramente, ficam para fora da sala de aula, seja no momento da tarefa de casa, no bate-papo de domingo ou até mesmo no carro, quando o estudante faz alguma pergunta despretensiosa e que requer cautela dos pais para responder de maneira adequada. 

 

Para acompanhar o PodEducar, basta acessar o canal oficial da Rede Pitágoras no Youtube e no instagram @redepitagoras 

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