Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Resenhas literárias colaboram para a remição de pena dos detentos em Senador Canedo

Resumos e ressocialização (F: Polícia Penal)
Detentos da Unidade Prisional Regional (UPR) de Senador Canedo concluíram o resumo de livros literários, nesta terça-feira (11). O programa, que contribui para a remição da pena por meio da leitura, conta com a participação de 100 custodiados. Neste tipo de atividade, após receberem os livros, os detentos têm 15 dias para fazer a leitura e, em seguida, são submetidos à prova. Os textos são enviados a professores responsáveis por fazer a correção dos materiais.

O presídio de Senador Canedo tem histórico na ressocialização de detentos por meio dos estudos. Desde 2005, por exemplo, existe a colaboração entre a gestão do estabelecimento penitenciário e profissionais de educação do município, que possibilita aulas aos presos. Em 2022, houve a ampliação das turmas de detentos que tinham acesso a essas aulas. Além disso, a parceria entre o sistema penitenciário e as instituições de ensino da cidade permite a doação de kits com materiais escolares distribuídos aos detentos no início do ano letivo.

“Nossa gestão busca, com base no acesso à educação, a inclusão dos apenados na sociedade. Além da remição da pena, trata-se de uma garantia ao conhecimento adquirido para toda a vida”, destacou o diretor da UPR, Moisés Santana.

Comentários