“Estamos falando de tirar milhões de brasileiros da exaustão”, diz Guilherme Boulos sobre a importância do fim da escala 6x1

(F: Diego Campos/Secom/PR) O fim da escala 6x1 foi amplamente defendido pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” nesta terça-feira (30). Segundo ele, não existem justificativas para o tema não avançar. “Uma pauta aprovada por mais de 70% da população brasileira está parada numa gaveta. O trabalhador brasileiro não pode ficar refém disso”, ressaltou. “Nós estamos falando de dar tempo de descanso para as pessoas, nós estamos falando de tirar milhões de brasileiros da exaustão, de garantir que possam ter mais tempo com a sua família. Não foi por acaso que essa pauta ganhou força, não foi por acaso que ela tomou as redes sociais, tomou as ruas e tomou o boca a boca ali na conversa das pessoas no dia a dia. É porque é uma pauta que significa um grito de liberdade para o trabalhador brasileiro”, destacou o ministro. No dia 13 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma mensagem preside...

Cientistas fazem expedição de bicicleta em defesa das águas do Cerrado

(Reprodução Instagram)
A quarta edição da expedição científica TransCerrado terá um trajeto de 420 km de estradas e trilhas. Três cientistas irão pedalar para chamar a atenção sobre a importância do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e berço das águas do país. Com largada marcada para segunda-feira (10), a aventura irá avaliar as riquezas naturais do bioma, seu potencial ecoturístico e de desenvolvimento sustentável, emoldurado por belezas naturais.

A expedição será realizada por Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia); Valderli Piontekowski, pesquisador e coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica no instituto; e Márcio Bittencourt, coordenador do grupo de ciclistas Rebas do Cerrado e especialista em navegação.

“Uma boa parte dos desafios de proteção e valorização do Cerrado é, muitas vezes, a melhor compreensão da importância deste belo bioma para a vida das pessoas, principalmente daquelas que vivem nas grandes cidades. O que esperamos com o TransCerrado é, através de uma aventura científica, encorajar as pessoas a conhecerem melhor o bioma e vivê-lo através do esporte ao ar livre”, afirma Moutinho.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro do país - e possui a biodiversidade mais rica do mundo – mas já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa. Apesar de ocupar 24% de todo o território nacional, apenas 1,7% do bioma está protegido por parques e áreas de conservação.

Segundo dados da última coleção MapBiomas Água, divulgado em fevereiro, a cobertura de água nas áreas protegidas do bioma diminui em 66% das regiões hidrográficas do bioma. Chama a atenção que 7 das 10 mais afetadas estão no Tocantins-Araguaia. O levantamento também aponta que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros perdeu 87% de sua superfície de água nos últimos 38 anos.

O TransCerrado teve sua primeira edição em 2019, quando mais de 700 quilômetros foram percorridos de bicicleta, de Goiás Velho até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Acompanhe as histórias e experiência da nova edição na página da expedição no Instagram e no site do projeto.

Comentários