Em Goiás, uma em cada quatro pessoas pode se beneficiar da gratuidade na tarifa de energia elétrica

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Mais de 1,83 milhão de cidadãos goianos, o equivalente a quase 25% da população do estado, podem se beneficiar pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, a partir de 5 de julho. Conforme determina a Medida Provisória nº 1.300/2025,  assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio , as famílias com direito ao benefício, que consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) mensais, terão gratuidade na tarifa de energia elétrica. Aqueles que ultrapassarem esse consumo pagarão apenas a diferença. Em Goiás, 523,9 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 51% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Centro-Oeste. REQUISITOS   – Para ter direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, deve ser satisfeito um dos seguintes requisitos: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita ...

Cientistas fazem expedição de bicicleta em defesa das águas do Cerrado

(Reprodução Instagram)
A quarta edição da expedição científica TransCerrado terá um trajeto de 420 km de estradas e trilhas. Três cientistas irão pedalar para chamar a atenção sobre a importância do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e berço das águas do país. Com largada marcada para segunda-feira (10), a aventura irá avaliar as riquezas naturais do bioma, seu potencial ecoturístico e de desenvolvimento sustentável, emoldurado por belezas naturais.

A expedição será realizada por Paulo Moutinho, pesquisador sênior do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia); Valderli Piontekowski, pesquisador e coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica no instituto; e Márcio Bittencourt, coordenador do grupo de ciclistas Rebas do Cerrado e especialista em navegação.

“Uma boa parte dos desafios de proteção e valorização do Cerrado é, muitas vezes, a melhor compreensão da importância deste belo bioma para a vida das pessoas, principalmente daquelas que vivem nas grandes cidades. O que esperamos com o TransCerrado é, através de uma aventura científica, encorajar as pessoas a conhecerem melhor o bioma e vivê-lo através do esporte ao ar livre”, afirma Moutinho.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro do país - e possui a biodiversidade mais rica do mundo – mas já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa. Apesar de ocupar 24% de todo o território nacional, apenas 1,7% do bioma está protegido por parques e áreas de conservação.

Segundo dados da última coleção MapBiomas Água, divulgado em fevereiro, a cobertura de água nas áreas protegidas do bioma diminui em 66% das regiões hidrográficas do bioma. Chama a atenção que 7 das 10 mais afetadas estão no Tocantins-Araguaia. O levantamento também aponta que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros perdeu 87% de sua superfície de água nos últimos 38 anos.

O TransCerrado teve sua primeira edição em 2019, quando mais de 700 quilômetros foram percorridos de bicicleta, de Goiás Velho até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Acompanhe as histórias e experiência da nova edição na página da expedição no Instagram e no site do projeto.

Comentários