Quebrando Tabu: Estudo revela desempenho de atletas trans em vôlei

Visibilidade trans (F: Freepik) Com o objetivo de responder se as mulheres transgênero (que se identificam com o gênero oposto ao atribuído ao nascer) submetidas ao esforço físico teriam as mesmas capacidades desportivas que as mulheres cisgênero (que se identificam com o gênero atribuído ao nascer), um grupo de pesquisadores do Centro Universitário São Camilo realizou uma pesquisa inédita no mundo com atletas amadoras de vôlei e revelou importantes aspectos físicos, nutricionais, psicológicos e de performance. Realizado por Leonardo Alvares, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário São Camilo, e integrado por professores de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina da mesma instituição, o estudo busca compreender se as mulheres trans, nascidas biologicamente homens, apresentam alguma vantagem esportiva em comparação com as mulheres cisgênero. O enfoque específico recai sobre atletas de vôlei, tornando-se o primeiro estudo global a abordar diversas facetas da p

Prefeito tira foto debochando do órgão sexual feminino

Maffeis (esq) e o deboche (Reprodução)
O prefeito de Birigui, cidade do interior de São Paulo, Leandro Maffeis (Republicanos), tirou uma foto ao lado de integrantes de sua equipe aparentemente debochando do órgão sexual feminino. Na imagem, Maffeis aparece sorrindo  ao lado de outras três pessoas, fazendo um gesto com as mãos que simboliza uma vagina. 

A foto foi mostrada na sessão desta terça-feira (13) da Câmara Municipal de Birigui pelo vereador Wagner Mastelaro (PT) (confira o vídeo abaixo). "Ele não tem noção do simbolismo que tem essa foto. Em respeito à minha mãe, à minha esposa, à minhas filha, aos meus filhos e a todas as mulheres da cidade de Birigui eu quero repudiar isso daí", disse Mastelaro. "Isso é fazer do órgão sexual da mulher um objeto", continuou.

O vereador lembrou ainda que dez mulheres morrem por dia no Brasil por misoginia e que atitudes como a tomada pelo prefeito incentivam o comportamento agressivo. "Nós não podemos normatizar esse tipo de coisa", ressaltou Mastelaro. "Ele tem que saber que em 2022 morreram 1.410 mulheres por misoginia", comentou.


Eleito pelo PSL, antigo partido de Jair Bolsonaro (PL), Maffeis filiou-se no ano passado ao Republicanos, partido do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O Bem Goiás entrou em contato com a prefeitura de Birigui por e-mail e aguarda o posicionamento do prefeito.

Atualização em 16/06/2023

Atualização em 16/06/2023

Após a publicação no Bem Goiás repercutir em Birigui e região, o prefeito Leandro Maffeis, em um primeiro momento, não se manifestou diretamente. Apenas publicou uma foto de Michele Obama na capa da Rider's Digest fazendo o mesmo gesto. "Quem é essa mulher? Vocês acham essa imagem ofensiva?", perguntou, em postagem no Facebook.

Para um dos sites da região a prefeitura deu resposta oficial:

"O município nega qualquer referência ao universo feminino. O gesto “em forma de triângulo” seria uma mania do ex-secretário de Serviços Públicos, Alexandre Menezes, que aparecia nos vídeos que gravava regularmente mostrando o trabalho da secretaria da qual era parte integrante, fazendo tal gesto para vencer a timidez frente às câmeras e chamava atenção pela postura estática nessa posição", disse, ao Hoje Mais Araçatuba.

Comentários