Genial/Quaest: A um ano da eleição de 2026, Lula mantém liderança em todos os cenários de 1º e 2º turnos

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra que, a um ano da eleição presidencial de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança em todos os cenários de 1º e 2º turnos. Nas oito simulações de 1º turno, Lula tem entre 35% e 43% das intenções de voto. O melhor desempenho entre os candidatos oposicionistas é do ex-presidente Jair Bolsonaro, que caso reverta a inelegibilidade teria 26%. Michelle Bolsonaro teria 21% e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas,18%. 2º turno   – Em eventual segundo turno, Lula continua à frente de todos os seus possíveis adversários, com intenções de voto entre 41% e 47%. A menor diferença, de 9 pontos percentuais, é contra o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, que teria 32% e é o único candidato que perderia por menos de 10 pontos percentuais. A maior, de 23 pontos, é contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSD, que teria 22% dos votos, 7 pontos percentuais abaixo dos que dizem que votarão em bran...

Prefeito tira foto debochando do órgão sexual feminino

Maffeis (esq) e o deboche (Reprodução)
O prefeito de Birigui, cidade do interior de São Paulo, Leandro Maffeis (Republicanos), tirou uma foto ao lado de integrantes de sua equipe aparentemente debochando do órgão sexual feminino. Na imagem, Maffeis aparece sorrindo  ao lado de outras três pessoas, fazendo um gesto com as mãos que simboliza uma vagina. 

A foto foi mostrada na sessão desta terça-feira (13) da Câmara Municipal de Birigui pelo vereador Wagner Mastelaro (PT) (confira o vídeo abaixo). "Ele não tem noção do simbolismo que tem essa foto. Em respeito à minha mãe, à minha esposa, à minhas filha, aos meus filhos e a todas as mulheres da cidade de Birigui eu quero repudiar isso daí", disse Mastelaro. "Isso é fazer do órgão sexual da mulher um objeto", continuou.

O vereador lembrou ainda que dez mulheres morrem por dia no Brasil por misoginia e que atitudes como a tomada pelo prefeito incentivam o comportamento agressivo. "Nós não podemos normatizar esse tipo de coisa", ressaltou Mastelaro. "Ele tem que saber que em 2022 morreram 1.410 mulheres por misoginia", comentou.


Eleito pelo PSL, antigo partido de Jair Bolsonaro (PL), Maffeis filiou-se no ano passado ao Republicanos, partido do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O Bem Goiás entrou em contato com a prefeitura de Birigui por e-mail e aguarda o posicionamento do prefeito.

Atualização em 16/06/2023

Atualização em 16/06/2023

Após a publicação no Bem Goiás repercutir em Birigui e região, o prefeito Leandro Maffeis, em um primeiro momento, não se manifestou diretamente. Apenas publicou uma foto de Michele Obama na capa da Rider's Digest fazendo o mesmo gesto. "Quem é essa mulher? Vocês acham essa imagem ofensiva?", perguntou, em postagem no Facebook.

Para um dos sites da região a prefeitura deu resposta oficial:

"O município nega qualquer referência ao universo feminino. O gesto “em forma de triângulo” seria uma mania do ex-secretário de Serviços Públicos, Alexandre Menezes, que aparecia nos vídeos que gravava regularmente mostrando o trabalho da secretaria da qual era parte integrante, fazendo tal gesto para vencer a timidez frente às câmeras e chamava atenção pela postura estática nessa posição", disse, ao Hoje Mais Araçatuba.

Comentários