Por que um conflito entre Estados Unidos e Venezuela pode pesar no bolso do brasileiro

(F: Freepik) Um ataque dos Estados Unidos à Venezuela pode parecer um assunto distante da rotina do brasileiro, restrito a disputas políticas e militares entre outros países, só que na prática, esse tipo de tensão internacional encontra caminhos diretos até o dia a dia da população, especialmente por meio dos preços, do dólar e do custo de vida. Isso porque o mundo funciona hoje como uma grande rede conectada e quando um ponto dessa rede entra em conflito, o efeito se espalha rapidamente. No caso da Venezuela, o alerta surge porque o país faz parte de uma região estratégica para o mercado de petróleo e qualquer instabilidade envolvendo grandes produtores ou grandes potências, aumenta o risco de desabastecimento, mesmo que no âmbito da especulação, ou seja, antes de acontecer de fato. Basta o receio para o preço do petróleo subir no mercado internacional. “Quando o preço do petróleo sobe, o impacto chega ao Brasil de forma simples de entender. O combustível fica mais caro e, assim, o tr...

Tem Goiás em livro de fotorreportagem da posse do Presidente Lula; autores lançam financiamento coletivo

Dois jornalistas do Paraná se uniram em torno de um projeto editorial e de valor histórico inédito: retratar a emoção e a identidade de pessoas que, em meio à multidão que tomou a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, em Brasília, DF, partiram de diversos cantos do país para, no dia 1º de janeiro de 2023, colocarem simbolicamente a faixa presidencial em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e investirem nesta liderança popular, eleita  pelo voto da maioria do povo brasileiro no ano passado, o cargo máximo de governante do Brasil.

O Povo de Lula” é o título do livro de fotorreportagem produzido por Leandro Taques e José Carlos Fernandes para contar histórias como as da agricultora Magnólia de Souza Soares, de 58 anos, do assentamento Marielle Vive, em Porto Seguro, na Bahia, ou de Julieta Gomes Tolentino, de 68 anos, moradora de Goiânia, capital de Goiás. O livro retrata-as emocionadas pelo momento vivido naquele dia, transbordando o sentimento que levaram de seus municípios até o coração do país. Mas, antes da obra chegar às prateleiras das livrarias, bibliotecas e às mãos dos leitores no país inteiro, os autores precisam cobrir os custos do trabalho que tiveram para viajar, coletar imagens e informações na posse de Lula e também imprimir em alta qualidade os registros dessa emoção e da carga de esperança trazida até ali por centenas de milhares de pessoas naquele dia marcante. Para tanto, lançaram na internet uma campanha de financiamento da publicação, que vai funcionar como compra antecipada do livro, e ofertam cotas para parceiros institucionais ou pessoas físicas, interessados em patrocinar a iniciativa.


“Estivemos lá, e, de fato, como prevíamos, foi emocionante. A diversidade do povo brasileiro se fez presente. Colhemos um belo material fotográfico e editorial. Histórias lindas desse povo maravilhoso. Agora, precisamos, literalmente, colocar tudo isso no papel. O livro está ficando muito bacana! A campanha de financiamento vai fechar esse ciclo”, comenta Taques.

Comentários